Comunicação e Conteúdos
1
2022-2023
02045205
Gestão/Marketing
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os conteúdos essenciais do programa e exemplos de estudo serão apresentados num ambiente de discussão com os alunos (os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes ações de comunicação aplicada à comunicação integrada de marketing). A avaliação é contínua, que se expressa em 2 tópicos de exigência: 1) uma exposição escrita sobre uma temática de conhecimento adquirida nesta unidade curricular, apresentado em formato de relatório; 2) um trabalho projectual, de grupo, definido por fases e a executar equitativamente durante o período de não-contacto, e durante as aulas.
Resultados de Aprendizagem
1) Compreender os fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca (projectos, causas, organizações) e saber pôr em prática esses conhecimentos.
2) Desenvolver um pensamento estratégico de comunicação em articulação com a estratégia de marketing;
3) Conceber e implementar uma estratégia de comunicação;
4) Criar conteúdos para os meios de contacto com os segmentos-alvo, em ambiente maioritariamente online.
Estágio(s)
NãoPrograma
No meio do barulho ensurdecedor da comunicação, a fragmentação das audiências, as inúmeras plataformas de contacto, comunicar uma mensagem eficazmente a um determinado público exige competências especializadas. A comunicação de marketing é uma ferramenta para fazer chegar aquilo que interessa a quem interessa.
Os principais tópicos desta unidade curricular são: a) introdução ao AdN de comunicação estratégica de marketing; b) posicionamento de comunicação em marketing; c) introdução à insightologia: «comunicar sem insight é discursar sem dizer nada.»; d) Insightologia: os elementos VCREO para uma comunicação eficaz, clara e objectiva; e) criação de conteúdos - aplicar a criatividade à comunicação de marketing: da estratégia de comunicação à estratégia criativa; f) identidade, imagem e valor de marca, brand equity; g) atelier: apresentação e análise de casos práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
1) HOFFMAN, Bob. (2018). Laughing@Advertising, Type A Group.
2) HOYER, W. et al (2012). Consumer Behavior (6th Edition)
3) ALBA, J. (2011). Consumer Insights: Findings from Behavioral Research, Marketing Science Institute,
4) LENDREVIE, J. et al (2010), Publicitor - Comunicação 360º, online, offline, Lisboa, Pub. Dom Quixote.
5) VEKSNER, S. (2010). How to Make It as an Advertising Creative. Londres: Laurence King.