Comunicação e Conteúdos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045205
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os conteúdos essenciais do programa e exemplos de estudo serão apresentados num ambiente de discussão com os alunos (os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes ações de comunicação aplicada à comunicação integrada de marketing). A avaliação é contínua, que se expressa em 2 tópicos de exigência: 1) uma exposição escrita sobre uma temática de conhecimento adquirida nesta unidade curricular, apresentado em formato de relatório; 2) um trabalho projectual, de grupo, definido por fases e a executar equitativamente durante o período de não-contacto, e durante as aulas.

Resultados de Aprendizagem

1) Compreender os fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca (projectos, causas, organizações) e saber pôr em prática esses conhecimentos.

2) Desenvolver um pensamento estratégico de comunicação em articulação com a estratégia de marketing;

3) Conceber e implementar uma estratégia de comunicação;

4) Criar conteúdos para os meios de contacto com os segmentos-alvo, em ambiente maioritariamente online.

Estágio(s)

Não

Programa

No meio do barulho ensurdecedor da comunicação, a fragmentação das audiências, as inúmeras plataformas de contacto, comunicar uma mensagem eficazmente a um determinado público exige competências especializadas. A comunicação de marketing é uma ferramenta para fazer chegar aquilo que interessa a quem interessa.

Os principais tópicos desta unidade curricular são: a) introdução ao AdN de comunicação estratégica de marketing; b) posicionamento de comunicação em marketing; c) introdução à insightologia: «comunicar sem insight é discursar sem dizer nada.»; d) Insightologia: os elementos VCREO para uma comunicação eficaz, clara e objectiva; e) criação de conteúdos - aplicar a criatividade à comunicação de marketing: da estratégia de comunicação à estratégia criativa; f) identidade, imagem e valor de marca, brand equity; g) atelier: apresentação e análise de casos práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

1) HOFFMAN, Bob. (2018). Laughing@Advertising, Type A Group.

2) HOYER, W. et al (2012). Consumer Behavior (6th Edition)

3) ALBA, J. (2011). Consumer Insights: Findings from Behavioral Research, Marketing Science Institute,

4) LENDREVIE, J. et al (2010), Publicitor - Comunicação 360º, online, offline, Lisboa, Pub. Dom Quixote.

5) VEKSNER, S. (2010). How to Make It as an Advertising Creative. Londres: Laurence King.