Plano de Marketing Digital
1
2023-2024
02045172
Gestão/Marketing
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.
Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano.
Resultados de Aprendizagem
Numa era em que os consumidores ganham poder e têm acesso facilitado à informação, o Marketing reforça a sua importância no sucesso dos negócios, torna-se fundamental que os gestores desenvolvam a capacidade de tomar decisões adaptadas ao mercado, que permitem criar valor para os consumidores e empresa. O objetivo da disciplina é proporcionar as bases para a preparação de um plano de marketing levando em linha de conta sobretudo o ambiente digital, desde a análise de mercado, até ao delinear de objectivos e estratégias de marketing que respondam aos desafios do mercado. Será dada especial atenção à troca de experiências de planeamento de marketing, assim como ao desenvolvimento prático de um plano de marketing. A disciplina é recomendada a quem deseja prosseguir uma carreira em Marketing, gestão de produto ou gestão de marcas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução ao Plano de Marketing
A importância da Estratégia
Definição de Público Alvo, Diferenciação, Posicionamento e Unique Selling Proposition
Desenvolvimento das Buyer Personas
Introdução aos Meios Digitais: Website, Redes Sociais, Landing Pages
Desenhando a Customer Journey
Como criar Funis de Vendas
Estratégia de Inbound Marketing
Elaboração de Campanhas Digitais
Construindo o Plano de Marketing.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital. Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya. Actual Editora. Março 2017
Marketing 5.0 - Tecnologia Para a Humanidade. Philip Kotler; Hermawan Kartajaya; Iwan Setiawan . Actual Editora, Maio de 2021
Marketing Digital 360. Vasco Marques, 2ª Edição Revista e Aumentada. Actual Editora, fevereiro 2018.