Plano de Marketing Digital

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02045172
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.

Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano.

Resultados de Aprendizagem

Numa era em que os consumidores ganham poder e têm acesso facilitado à informação, o Marketing reforça a sua importância no sucesso dos negócios, torna-se fundamental que os gestores desenvolvam a capacidade de tomar decisões adaptadas ao mercado, que permitem criar valor para os consumidores e empresa. O objetivo da disciplina é proporcionar as bases para a preparação de um plano de marketing levando em linha de conta sobretudo o ambiente digital, desde a análise de mercado, até ao delinear de objectivos e estratégias de marketing que respondam aos desafios do mercado. Será dada especial atenção à troca de experiências de planeamento de marketing, assim como ao desenvolvimento prático de um plano de marketing. A disciplina é recomendada a quem deseja prosseguir uma carreira em Marketing, gestão de produto ou gestão de marcas.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao Plano de Marketing

A importância da Estratégia

Definição de Público Alvo, Diferenciação, Posicionamento e Unique Selling Proposition

Desenvolvimento das Buyer Personas

Introdução aos Meios Digitais: Website, Redes Sociais, Landing Pages

Desenhando a Customer Journey

Como criar Funis de Vendas

Estratégia de Inbound Marketing

Elaboração de Campanhas Digitais

Construindo o Plano de Marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital. Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya. Actual Editora. Março 2017

Marketing 5.0 - Tecnologia Para a Humanidade. Philip Kotler;  Hermawan Kartajaya;  Iwan Setiawan . Actual Editora, Maio de 2021

Marketing Digital 360. Vasco Marques,  2ª Edição Revista e Aumentada. Actual Editora, fevereiro 2018.