Comportamento do Consumidor Digital

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045161
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões serão uma combinação de um método expositivo/interrogativo e ativo na divulgação das matérias a apresentar apelando sempre à discussão e aplicação dos referidos temas no quotidiano dos intervenientes. Serão apresentados ainda “casos reais”, que serão debatidos no decorrer de cada aula.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se analisar o comportamento do consumidor e as suas motivações, princípios de aprendizagem, perceções e influências de grupo. A cadeira terá como objetivo sumariar as contribuições da ciência comportamental e social para o comportamento do consumidor, assim como dar uma breve abordagem dos procedimentos de pesquisa de mercado utilizados para obter dados de comportamento do consumidor.Considerando o atual mundo em que vivemos, o comportamento do consumidor será analisado no contexto do mundo digital.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução: conceitos base

1.1. Processo de compra

1.2. A unidade de tomada de decisão

1.3. As situações de compra      

2- As influências internas

2.1. Variáveis explicativas individuais

2.2. Características permanentes dos indivíduos

3- As influências externas

3.1. Fatores culturais

3.2. Fatores sociais

4- As marcas e o comportamento do consumidor

5- O consumidor digital.

Docente(s) responsável(eis)

Cristela Maia Bairrada

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

- Solomon, M. R. (2018). Consumer behavior: Buying, having and being. Pearson Education.12th Edition

- Solomon, M.R., Bamossy, Gary, Askegaard, Søren & Hogg, Margaret K. (2016). Consumer Behaviour: An European Perspective. Pearson Education. 6th Edition

- Hawkins, D., Roger, B., Coney, K. (2015) Consumer Behaviour: Building Marketing Strategy (13.ed.). London: McGraw-Hill Education.

- Kotler, P., Armstrong, G., Wong, V., Saunders, J. (2018) Principles of Marketing (17.ed.). London: Pearson Education.