Comportamento do Consumidor Digital
1
2022-2023
02045161
Gestão/Marketing
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As sessões serão uma combinação de um método expositivo/interrogativo e ativo na divulgação das matérias a apresentar apelando sempre à discussão e aplicação dos referidos temas no quotidiano dos intervenientes. Serão apresentados ainda “casos reais”, que serão debatidos no decorrer de cada aula.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se analisar o comportamento do consumidor e as suas motivações, princípios de aprendizagem, perceções e influências de grupo. A cadeira terá como objetivo sumariar as contribuições da ciência comportamental e social para o comportamento do consumidor, assim como dar uma breve abordagem dos procedimentos de pesquisa de mercado utilizados para obter dados de comportamento do consumidor.Considerando o atual mundo em que vivemos, o comportamento do consumidor será analisado no contexto do mundo digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Introdução: conceitos base
1.1. Processo de compra
1.2. A unidade de tomada de decisão
1.3. As situações de compra
2- As influências internas
2.1. Variáveis explicativas individuais
2.2. Características permanentes dos indivíduos
3- As influências externas
3.1. Fatores culturais
3.2. Fatores sociais
4- As marcas e o comportamento do consumidor
5- O consumidor digital.
Docente(s) responsável(eis)
Cristela Maia Bairrada
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
- Solomon, M. R. (2018). Consumer behavior: Buying, having and being. Pearson Education.12th Edition
- Solomon, M.R., Bamossy, Gary, Askegaard, Søren & Hogg, Margaret K. (2016). Consumer Behaviour: An European Perspective. Pearson Education. 6th Edition
- Hawkins, D., Roger, B., Coney, K. (2015) Consumer Behaviour: Building Marketing Strategy (13.ed.). London: McGraw-Hill Education.
- Kotler, P., Armstrong, G., Wong, V., Saunders, J. (2018) Principles of Marketing (17.ed.). London: Pearson Education.