Digital Marketing Analytics

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045145
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Será adotada uma metodologia que combina uma lógica expositiva, com uma vertente participativa, alavancada numa estratégia de learning by discovery. 

Resultados de Aprendizagem

A jornada do cliente: acompanhar os touch points com o cliente

Quais as principais fontes de informação hoje disponíveis para análise por parte das organizações;

O processo integrado de Marketing Analytics compreendendo os os canais tradicionais e os digitais;

As diferentes metodologias e técnicas de análise: Segmentação de clientes, lealdade e  retenção, valor de cliente...

Os KPIs mais importantes em marketing.

Estágio(s)

Não

Programa

1. INTRODUÇÃO

Conceitos Chave

2. MÉTRICAS

2.1 MARKETING FINANCEIRO

2.2 CLIENTES

2.3 MERCADO

2.4 FORÇA DE VENDAS

2.5 PUBLICIDADE

2.6 DIGITAL

3. MONITORIZAÇÃO DA PERFORMANCE 

Monitorização da Performance

Intervenientes e Responsabilidades

Os diferentes Destinatários da Informação

Determinação dos Objetivos Indicadores e Metas

Reporting

Dashboards

Fatores Críticos de Sucesso

4. FERRAMENTAS TECNÓGICAS

ERP - Enterprise Resource Planning

CRM - Customer Relationship Management

BI - Business Intelligence.

Docente(s) responsável(eis)

Cristela Maia Bairrada

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Key Marketing Metrics PDF eBook: The 50+ metrics every manager needs to know.  Bendle, Farris, Pfeifer, Reibstein. Financial Times Series.  Versión Kindle. Janeiro, 2021.