Gestão e visualização de dados geoespaciais
2
2022-2023
02045054
Ambiente e Desenvolvimento
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Para terminar a disciplina com sucesso, os estudantes precisam de participar activamente nas horas de contacto do curso (palestras, demonstrações, reuniões de marcos e práticas introdutórias) e reservar tempo suficiente para o autoaprendizagem utilizando materiais de e-learning.
Métodos de implementação: Palestras, Trabalho de grupo, Práticas, Apresentações de equipa, Auto-estudo, Portfólio.
Resultados de Aprendizagem
O curso visa aprofundar a compreensão e as competências práticas de gestão de dados geoespaciais, incluindo a captura, manutenção, actualização, avaliação da qualidade, partilha e visualização de dados. Após a conclusão do curso, os alunos:
-serão capazes de utilizar métodos padronizados de gestão de dados e avaliação da qualidade dos dados
-serão competentes na avaliação da qualidade de diferentes tipos de conjuntos de dados geoespaciais e na
combinação de diferentes métodos de avaliação da qualidade dos dados geoespaciais na prática
- terão competências avançadas de gestão e partilha de dados geoespaciais utilizando software SIG e aplicações baseadas na Web
-terão melhores capacidades de visualização de dados geoespaciais e confiança na visualização de dados para os utilizadores finais
-terão obtido competências em trabalho de equipa e comunicação e divulgação de informação geoespacial.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os tópicos-chave do curso são a qualidade dos dados geoespaciais, normas de metadados, avaliação da qualidade dos dados, infra-estruturas de dados espaciais (SDIs), gestão de dados, visualização de dados e partilha de dados através de aplicações de mapa web. O curso centra-se em dados abertos e software de código aberto e soluções de partilha de dados.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Palestras, Trabalho de grupo, Práticas, Apresentações de equipa, Auto-estudo, Portfólio: 100.0%
Bibliografia
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