Desafios perversos do século 21

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044950
Área Científica
Ambiente e Desenvolvimento
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Palestras (24h), incluindo discussões de grupo e exercícios durante as palestras e um workshop baseado no jogo sobre compensação ecológica; leitura independente dos materiais do curso e redacção de um diário de aprendizagem (ou, em alternativa, um ensaio temático) reflectindo sobre os temas do curso e o processo de aprendizagem pessoal.

Resultados de Aprendizagem

Os problemas perversos são problemas sociais ou culturais que parecem muito difíceis ou impossíveis de resolver devido à sua complexidade, incertezas de conhecimento e interconectividade com outros problemas. As alterações climáticas são tipicamente um desses problemas perversos. Após o curso, os alunos compreendem a diferença entre problemas "domesticados" e "perversos" em cenários concretos. Estão preparados para considerar vários pontos de vista orientados por valores sobre questões de sustentabilidade global e examinar como se comportam nas arenas políticas a diferentes níveis de governação. Os estudantes estão equipados para considerar e analisar explicitamente a relação entre os estudos futuros e a elaboração de políticas.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso discute os desafios mais urgentes do século XXI e como os estudos futuros contribuem para os enquadrar. Os problemas discutidos incluem a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a insegurança alimentar. Durante o curso, discute-se o papel do conhecimento científico nos processos políticos e na problematização (por vários actores) como uma actividade política. Também abordamos o papel da resiliência para lidar com estes desafios e os acontecimentos perturbadores por eles criados. Como exemplo político específico, analisamos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e discutimos diferentes modelos teóricos e práticos para além do quadro da sustentabilidade, tais como as fronteiras planetárias e a economia do donut, o decrescimento e a reconstrução ecológica. Praticamos a nossa imaginação e pensamento futuro e aplicamos diferentes métodos de estudos futuros nos exercícios do curso.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Bibliography consists of a selection of newest international journal articles.