Desafios de planeamento de cenário participativo

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044945
Área Científica
Ambiente e Desenvolvimento
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os estudantes trabalham com uma organização de casos para desenvolver cenários e as suas implicações para a tomada de decisões. O curso envolve palestras, discussão entre pares, workshops em sala de aula, leituras do curso, redacção do relatório do grupo; e escrita individual. Sessões em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes serão capazes de conceber e realizar um projecto de planeamento de cenários em pequena escala para satisfazer as necessidades do mundo real. Serão capazes de identificar os elementos dos métodos de cenários, comparar e avaliar diferentes abordagens baseadas em cenários. Aprenderão a trabalhar em equipas multidisciplinares para levar a cabo um processo participativo de 'futuro'. Os estudantes ganharão experiência e confiança no trabalho com uma organização de casos.

Estágio(s)

Não

Programa

Os cenários são um dos métodos mais conhecidos de estudos de futuro e são utilizados por PMEs, grandes empresas, regiões, organizações do terceiro sector e organismos internacionais para considerar futuros alternativos e iluminar novos caminhos a seguir. Este curso introduz conceitos, métodos, e práticas de elaboração e utilização de cenários.

Os alunos compreenderão pensamento de cenários, a sua história, e variações de abordagens. O curso é um processo participativo intensivo de "aprender fazendo", no qual os alunos trabalham em equipas para construir e analisar cenários para uma organização de casos. Os estudantes compreenderão a abordagem 'clássica' de dois eixos e quatro quadrantes à construção de cenários. Os estudantes aprenderão a utilizar a exploração ambiental, a matriz de impacto/incerteza e a estrutura PESTEC (Política, Ecológica, Social, Tecnológica, Económica, Cultural) para futuros alternativos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Required readings: Kahane, Adam (2012) Transformative Scenario Planning: Working Together to Change the Future.

(Chapter 8) Ralston & Wilson (2006) The scenario planning handbook (Part 1: Chapters 1-3; Part 2: Chapters 5-7; Part 3: Chapters 11-13; Part 4 Chapters 15-18) Schwartz (2007) The art of the long view. (Introduction, Pathfinder’s tale, Scenario-building animal, Creating Scenario Building Blocks, Appendix.) Van Der Hejden, Kees (2005) Scenarios: The art of strategic conversation. (Part 1 & Part 2.)

Optional readings: Scenarios, in: Millennium project – Futures Research Methodology V3.0 CD. Kahane, Adam (2017)

Collaborating with the Enemy: How to Work with People You Don't Agree with or Like or Trust. Other optional readings as recommended by lecturers.