Tese

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022067
Área Científica
Enfermagem
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
180.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Acompanhamento regular do estudante em regime de OT, pelo orientador, que supervisionará nas tarefas de investigação,na análise dos dados e na interpretação dos resultados, bem como na divulgação do conhecimento produzido.O orientador ajudará na prossecução das atividades previstas no plano de trabalhos inicialmente proposto.Após a aprovação na uc Projeto de Tese e registo do Tema será constituído um CT,que incluirá um especialista na área,externo ao corpo docente do CE,conforme regulamento do doutoramento. Caberá a este Comité propor estratégias alternativas de melhoria do trabalho científico.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da Unidade Curricular é que o estudante realize investigação avançada em Enfermagem e divulgue o conhecimento científico produzido.

No final, o estudante deverá ter adquirido as competências que lhe permitam iniciar uma carreira científica autónoma, que envolva a orientação científica de alunos em formação pós-graduada, assim como a coordenação de projetos.

Estágio(s)

Não

Programa

Na uc Tese, o estudante leva a cabo um plano de trabalhos de investigação de elevado mérito científico. O trabalho deverá ser realizado sob orientação conjunta de docentes/ investigadores doutorados designado(s) pela Comissão Científica do ciclo de estudos e de acordo com o previsto no regulamento 804A/2020 da UC.

Neste contexto, o estudante deverá abordar uma questão científica, problematizando-a, justificando a sua relevância a partir do estado da arte e utilizando de forma adequada as metodologias e as técnicas de investigação. O estudante será ainda encorajado a participar ativamente nas atividades de divulgação do seu trabalho, através da publicação de artigos científicos em revistas de impacto com revisão por pares, e apresentação em eventos científicos.

Docente(s) responsável(eis)

João Luís Alves Apóstolo

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada na prova doutoral por um júri nacional e/ou internacional: 100.0%

Bibliografia

Parija, S. C., & Kate, V. (Eds.). (2018). Thesis Writing for Master’s and Ph. D. Program. Singapore: Springer.

Day, R.A. & Gastel, B. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper (8th ed). California: Greenwood.

Castilho, A. F. (2015). Eventos adversos nos cuidados de enfermagem ao doente internado: Contributos para a política de segurança (Tese de Doutoramento em Ciências de Enfermagem). ICBAS UP. Recuperado de https://repositorioaberto.

up.pt/handle/10216/78357?mode=full

Portugal, Assembleia da República (2014). Lei nº 21/2014, de 16 de abril - aprova a Lei da Investigação Clínica.

Moreira, I. M. (2012). Competências do familiar cuidador da pessoa com doença oncológica em quimioterapia (Tese de Doutoramento em Enfermagem). UCP. Recuperado de https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/12639?locale=pt_PT

Apóstolo, J. (2010). O conforto pelas imagens mentais na Depressão, Ansiedade e Stresse. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-0036-9