Fundamentos de Investigação Clínica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022044
Área Científica
Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Este curso é ministrado em aulas teórico-práticas durante as quais são apresentados conceitos básicos necessários para o desenvolvimento de projetos de investigação clínica. Ao mesmo tempo o estudante tem a oportunidade de participar na análise e discussão de casos concretos de investigação clínica.

Avaliação: Frequência – 30%; Mini testes – 30%; Resolução de problemas – 40%.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da Unidade Curricular é fornecer aos alunos os conceitos e as competências básicas necessárias para entender as especificidades, fundamentos e dinâmicas do processo de investigação clínica. Para isso o Curso será dividido em duas grandes áreas: 1) Revisão Sistemática e Meta-análise e 2) Investigação Observacional - Métodos e Análises.

Estágio(s)

Não

Programa

Revisão Sistemática, Fundamentos, Colaboração Cochrane

Abordagem PICO

Preparação de protocolo de revisão sistemática

Pesquisa da literatura (I): PubMed

Pesquisa da literatura (II): Embase e outras

Gestão bibliográfica. Seleção dos estudos

Extração e síntese: Grelhas de extração de dados. Tabelas de evidência

Meta-análise. Princípios

Meta-análise e meta-regressão. Exemplos com o Stata

Como escrever um artigo de uma revisão sistemática

Avaliação crítica de revisões sistemáticas

Fundamentos da investigação observacional

Questão de investigação

Preparação de protocolo de um estudo observacional

Desenhos básicos

Seleção de indivíduos

Medidas e variáveis em desenhos observacionais

Plano de análises

Análise de estudos de caso-controlo

Análise de estudos longitudinais

Como escrever um artigo de um estudo observacional

Avaliação crítica de estudos observacionais.

Docente(s) responsável(eis)

José António Pereira Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 30.0%
Mini Testes: 30.0%
Resolução de problemas: 40.0%

Bibliografia

_Higgins, J.P.T., Thomas, J., Chandler, J., Cumpston, M., Li, T., Page, M.J., & Welch, V. A. (editors) (2021). Cochrane

Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.2. (updated February 2021). Cochrane, 2021.

www.training.cochrane.org/handbook.

_Santos, E.J., & Cunha, M. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta-análise: Um guia prático para iniciantes.

Edicioes esgotadas.

_Greenhalgh T (2019). How to Read a Paper: The Basics of Evidence-based Medicine and Healthcare, 6th Edition. Willey-

Blackwell. Oxford ISBN 978-1-119-48474-5

_Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra, Portugal: ESEnfC

_Hulley, S.B., Cummings, S.R., Browner, W.S., Grady, D.G., & Newman, T.B. (2013). Designing Clinical Research.

Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.