Aprofundamento Científico Autodirigido

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022033
Área Científica
Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As horas de S destinam-se à apresentação da uc, e à auscultação dos estudantes em relação aos temas de investigação e interesses de formação complementar, sendo discutidas com o corpo docente as possibilidades de uc a frequentar. A OT destina-se a ajudar o estudante a efetivar a seleção, ponderando a relevância da mesma para o seu percurso doutoral. Os docentes poderão, ainda, ser elos de ligação e facilitadores no contacto com as instituições, UO e uc’s a envolver. As horas  O são uma previsão para a frequência e avaliação das uc selecionadas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular (uc) tem como objetivo permitir ao estudante aprofundar conhecimentos especializados em enfermagem e/ou conhecer abordagens teóricas e metodológicas de outras áreas disciplinares que contribuam para sua formação complementar avançada e sejam relevantes para o desenvolvimento da investigação em enfermagem.

Constitui ainda uma oportunidade de interagir com docentes, investigadores e estudantes de outras áreas e disciplinas, ampliando a sua visão inter e transdisciplinar.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta uc é composta pela junção resultante da frequência de ações de formação avançada quer nas diversas Unidades Orgânicas da Universidade de Coimbra, quer noutras Instituições de Ensino Superior Universitário de reconhecido mérito científico, nacionais ou estrangeiras. Dependendo da área de interesse do estudante, poderão ir das Ciências Sociais e Humanas (Ex: Direito, Filosofia, Ética, História, Geografia, Economia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação) às Ciências e Tecnologias (Ex: Tecnologias de Informação, Engenharia Biomédica), Ciências do Desporto, Ciências Farmacêuticas e Ciências Médicas (Ex: Farmacogenómica, Envelhecimento, Neurociências, Oncobiologia, Experimentação Animal).

Os conteúdos programáticos desta uc são os das unidades curriculares selecionadas pelo estudante, apresentadas ao regente e aprovadas pela Comissão Científica do programa doutoral, e que se preveja serem relevantes para o seu projeto de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Rabaça Roque Botelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
A classificação desta uc resulta da média aritmética das classificações obtidas nas uc’s frequentadas, ponderada em função dos ECTS das mesmas: 100.0%

Bibliografia

Santana, P., Almendra, R., Pilot, E., Doreleijers, S., & Krafft, T. (2021). Environmental Inequalities in Global Health. In Handbook of Global Health (pp. 1229–1247). Springer International Publishing.

van Diggele, C., Roberts, C., Burgess, A. et al. (2020). Interprofessional education: tips for design and implementation.

BMC Med Educ, 20(Suppl 2):455.

Milot, É., Dumont, S., Aubin, M., Bourdeau, G., Azizah, G. M., Picard, L., & St-Germain, D. (2015). Building an interfaculty interprofessional education curriculum: What can we learn from the Université Laval experience?. Education for Health, 28(1), 58-63.

World Health Organization (2010). Framework for Action on Interprofessional Education & Collaborative Practice (WHO/HRH/HPN/10.3).

Ho, K., Jarvis-Selinger, S., Borduas, F., Frank, B., Hall, P., Handfield-Jones, R., ... & Rouleau, M. (2008). Making interprofessional education work: the strategic roles of the academy. Academic Medicine, 83(10), 934-940.