Enfermagem: Inovação e Desenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022022
Área Científica
Enfermagem
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Todos os pontos do programa serão iniciados com aulas teóricas. As aulas teórico práticas serão distribuídas pelos pontos do programa e reservadas à análise crítica de artigos, ao treino de análises estatísticas e qualitativas de dados, com apoio do SPSS e do NVIVO, respetivamente, e, ainda, para a análise de projetos de I&D em saúde. As aulas de seminário serão reservadas à apresentação e discussão de enunciados de problema de investigação, preferencialmente nos domínios em que os estudantes prevêem realizar a tese.

Resultados de Aprendizagem

1. Discutir as grandes questões onto-epistemológicas relevantes para o desenvolvimento do conhecimento e inovação na praxis de enfermagem;

2. Analisar criticamente o desenvolvimento de teorias e modelos de enfermagem referenciais para a prática;

3. Compreender a relevância da prática baseada em evidências;

4. Aplicar ferramentas de análise reflexiva das práticas;

5. Selecionar os desenhos de investigação adequados à natureza dos problemas;

6. Realizar análises estatísticas multivariadas;

7. Realizar análise qualitativa de dados textuais;

8. Realizar análise crítica de investigação primária e secundária;

9. Reconhecer áreas de inovação & desenvolvimento da enfermagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Desenvol. de referenciais filosóficos e teóricos

Natureza dos fenómenos e do conhecimento de enfermagem

Teorias e modelos para a prática

Cuidados de saúde baseados em evidências

Ética dos princípios e ética do cuidado

2.Práticas de enfermagem avançada

Desenvol. da prática profissional

Identidade disciplinar e interprofissionalidade

Juízo clínico e respostas humanas

Taxonomias de enfermagem e sistemas de documentação

Gestão de cuidados

3.Metodologias de investigação

A construção do objeto de investigação em enfermagem

Ciência e verdade: ruturas e superações sucessivas;Validade interna e externa

Processo de produção-síntese-translação do conhecimento

Tipos e desenhos de investigação quantitativa

Abordagens de investigação qualitativa

Estatísticas multivariadas

Análise qualitativa de dados (QDA)

Síntese e implementação de evidências empíricas

4.Inovação em cuidados de saúde

Saúde global

Culturas org. e liderança

Aplicações tecnológicas nos cuidados

Qualidade e segurança em saúde.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Gonçalves Henriques Gameiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Alves, H., Brito, I., Silva, T., Viana A. & Santos, R. (2017).Adolescent pregnancy and local co-planning: a diagnostic approach based on the PRECEDE-PROCEED model. Referência, 4(12),35-44

Apóstolo, J. (2017).Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra: ESEnfC

Apóstolo, J. & Gameiro, M. (2005).Referências onto-epistemológicas e metodológicas da investigação em enfermagem: uma análise crítica. Referência, 2(1),29-38

Loureiro, L. & Gameiro, M. (2011). Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística.

Referência, 3(3),151-162

Oliveira, A. et al. (2019).Nursing practices in peripheral venous catheter: Phlebitis and patient safety. Texto & Contexto Enfermagem, (28),e20180109

Polit, D. & Beck, C. (2021) Essentials of nursing research: Appraising evidence for nursing practice (10ª ed). Philadelphia: W.K. & W.

Queirós, P. (2015). Cuidar:da condição de existência humana ao cuidar integral profissionalizado. Referência, 5(4),139-146.