Enfermagem: Inovação e Desenvolvimento
1
2022-2023
03022022
Enfermagem
Português
B-learning
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Todos os pontos do programa serão iniciados com aulas teóricas. As aulas teórico práticas serão distribuídas pelos pontos do programa e reservadas à análise crítica de artigos, ao treino de análises estatísticas e qualitativas de dados, com apoio do SPSS e do NVIVO, respetivamente, e, ainda, para a análise de projetos de I&D em saúde. As aulas de seminário serão reservadas à apresentação e discussão de enunciados de problema de investigação, preferencialmente nos domínios em que os estudantes prevêem realizar a tese.
Resultados de Aprendizagem
1. Discutir as grandes questões onto-epistemológicas relevantes para o desenvolvimento do conhecimento e inovação na praxis de enfermagem;
2. Analisar criticamente o desenvolvimento de teorias e modelos de enfermagem referenciais para a prática;
3. Compreender a relevância da prática baseada em evidências;
4. Aplicar ferramentas de análise reflexiva das práticas;
5. Selecionar os desenhos de investigação adequados à natureza dos problemas;
6. Realizar análises estatísticas multivariadas;
7. Realizar análise qualitativa de dados textuais;
8. Realizar análise crítica de investigação primária e secundária;
9. Reconhecer áreas de inovação & desenvolvimento da enfermagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Desenvol. de referenciais filosóficos e teóricos
Natureza dos fenómenos e do conhecimento de enfermagem
Teorias e modelos para a prática
Cuidados de saúde baseados em evidências
Ética dos princípios e ética do cuidado
2.Práticas de enfermagem avançada
Desenvol. da prática profissional
Identidade disciplinar e interprofissionalidade
Juízo clínico e respostas humanas
Taxonomias de enfermagem e sistemas de documentação
Gestão de cuidados
3.Metodologias de investigação
A construção do objeto de investigação em enfermagem
Ciência e verdade: ruturas e superações sucessivas;Validade interna e externa
Processo de produção-síntese-translação do conhecimento
Tipos e desenhos de investigação quantitativa
Abordagens de investigação qualitativa
Estatísticas multivariadas
Análise qualitativa de dados (QDA)
Síntese e implementação de evidências empíricas
4.Inovação em cuidados de saúde
Saúde global
Culturas org. e liderança
Aplicações tecnológicas nos cuidados
Qualidade e segurança em saúde.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Gonçalves Henriques Gameiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
Alves, H., Brito, I., Silva, T., Viana A. & Santos, R. (2017).Adolescent pregnancy and local co-planning: a diagnostic approach based on the PRECEDE-PROCEED model. Referência, 4(12),35-44
Apóstolo, J. (2017).Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra: ESEnfC
Apóstolo, J. & Gameiro, M. (2005).Referências onto-epistemológicas e metodológicas da investigação em enfermagem: uma análise crítica. Referência, 2(1),29-38
Loureiro, L. & Gameiro, M. (2011). Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística.
Referência, 3(3),151-162
Oliveira, A. et al. (2019).Nursing practices in peripheral venous catheter: Phlebitis and patient safety. Texto & Contexto Enfermagem, (28),e20180109
Polit, D. & Beck, C. (2021) Essentials of nursing research: Appraising evidence for nursing practice (10ª ed). Philadelphia: W.K. & W.
Queirós, P. (2015). Cuidar:da condição de existência humana ao cuidar integral profissionalizado. Referência, 5(4),139-146.