Atelier Projeto II C

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02044748
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
14.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aproveitamento nas unidades curriculares de Atelier de Projeto I A e Seminário de Investigação.

Métodos de Ensino

O sistema de avaliação é continuo e assenta tanto no acompanhamento individual dos trabalhos (40%), como na sua apresentação periódica à turma em pontos de situação que estimulam um discurso teórico e prático inteligível(20%). No final do semestre será avaliado o processo de trabalho bem com os elementos que constam da entrega final – síntese do projeto desenvolvido ao longo dos três semestres (40%).

Será ainda fator de avaliação a assiduidade e participação dos alunos.

Não há lugar a exame de recurso.     

Resultados de Aprendizagem

Atelier de Projeto II C, conclui o ciclo de três semestres na área de projeto cujos objetivos gerais visam uma pesquisa, reflexão e proposta no âmbito das temáticas: Território/Cidade (API - 1º semestre), Programa/Projeto (API - 2º Semestre) e Materialização/Construção (APII - 3º semestre).

A partir das competências adquiridas em API - materializadas no projeto de arquitetura de cada estudante -procura-se nesta unidade curricular promover o aprofundamento do trabalho desenvolvido através do estímulo da investigação e capacidade de reflexão crítica entre os conceitos arquitetónicos e os sistemas construtivos mais adequados à materialização dos projetos.

Procura-se que, através da investigação e domínio de técnicas construtivas adequadas à escala e uso do edifício, o estudante possa adquirir competências de trabalho e reflexão critica a partir do projeto, que deverá constituir-se como síntese e principal meio de expressão da proposta de resolução dos temas e problemas colocados.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa centra-se nas questões da materialização e técnicas de construção de um edifício, implica a aquisição de conhecimentos nas áreas científicas da Construção e Tecnologias. Partindo do projeto anteriormente desenvolvido em API procura-se, com o fomento da investigação individual, a aquisição de competências que promovam eficazes meios de controle entre a definição de conceitos arquitetónicos e a sua implementação no real. Os problemas de projeto e sua resolução serão desenvolvidos pelo desenho e maquetes em diferentes escalas(1:50,1:20,1:1). Paralelamente, com o apoio das disciplinas opcionais na área da construção, pretende-se o aprofundamento de temáticas específicas colocadas por cada projeto. Promove-se deste modo uma aquisição abrangente de técnicas de projeto que visam uma eficaz integração e articulação do conhecimento adquirido. Procura-se em ultima análise a simulação de um quadro de trabalho que se aproxima daquele que o estudante encontrará na sua vida profissional.

Docente(s) responsável(eis)

António Alberto de Faria Bettencourt

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%

Bibliografia

Cada docente apresentará no inicio do ano letivo uma bibliografia propria ajustada ao tema de cada Atelier de Projeto II/At the beginning of the school year, each teacher will present their own bibliography adjusted to the theme of each Design Studio.