Atelier Projeto II B
5
2025-2026
02044726
Arquitetura
Português
Inglês
Presencial
Semestral
14.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aproveitamento nas unidades curriculares de Atelier de Projeto I A e Seminário de Investigação.
Métodos de Ensino
O sistema de avaliação é continuo e assenta tanto no acompanhamento individual dos trabalhos (40%), como na sua apresentação periódica à turma em pontos de situação que estimulam um discurso teórico e prático inteligível (20%). No final do semestre será avaliado o processo de trabalho bem com os elementos que constam da entrega final – síntese do projeto desenvolvido ao longo dos três semestres (40%).
Será ainda fator de avaliação a assiduidade e participação dos alunos.
Não há lugar a exame de recurso.
Resultados de Aprendizagem
Atelier de Projeto II B, conclui o ciclo de três semestres na área de projeto cujos objetivos gerais visam uma pesquisa, reflexão e proposta no âmbito das temáticas: Território/Cidade (API - 1º semestre), Programa/Projeto (API - 2º Semestre) e Materialização/Construção (APII - 3º semestre).
A partir das competências adquiridas em API - materializadas no projeto de arquitetura de cada estudante -procura-se nesta unidade curricular promover o aprofundamento do trabalho desenvolvido através do estímulo da investigação e capacidade de reflexão crítica entre os conceitos arquitetónicos e os sistemas construtivos mais adequados à materialização dos projetos.
Procura-se que, através da investigação e domínio de técnicas construtivas adequadas à escala e uso do edifício, o estudante possa adquirir competências de trabalho e reflexão critica a partir do projeto, que deverá constituir-se como síntese e principal meio de expressão da proposta de resolução dos temas e problemas colocados.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa centra-se nas questões da materialização e técnicas de construção de um edifício, implica a aquisição de conhecimentos nas áreas científicas da Construção e Tecnologias. Partindo do projeto anteriormente desenvolvido em API procura-se, com o fomento da investigação individual, a aquisição de competências que promovam eficazes meios de controle entre a definição de conceitos arquitetónicos e a sua implementação no real. Os problemas de projeto e sua resolução serão desenvolvidos pelo desenho e maquetes em diferentes escalas(1:300, 1:100; 1:50,1:10). Com o apoio das disciplinas opcionais na área da construção, pretende-se o aprofundamento de temáticas específicas colocadas por cada projeto. Promove-se deste modo uma aquisição abrangente de técnicas de projeto que visam uma eficaz integração e articulação do conhecimento adquirido. Procura-se em ultima análise a simulação de um quadro de trabalho que se aproxima daquele que o estudante encontrará na sua vida profissional.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Carlos Pinto de Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
Cada docente apresentará no início do ano letivo uma bibliografia própria ajustada ao tema de cada Atelier de Projeto II/At the beginning of the school year, each teacher will present his/her own bibliography adjusted to the theme/place of each Design Studio.
Bibliografia de apoio teórico/Theoretical support bibliography:
ASCHER, F. (2004), Los Nuevos Principios del Urbanismo. Madrid.
BORJA, J., (2003) La ciudad Conquistada. Madrid.
HALL, P. (2000), Cities in Civilisation, London
PORTAS, N., DOMINGUES, A. CABRAL, J. (2003), Políticas Urbanas. Tendências, Estratégias, Oportunidades, Lisboa.
ROSSI, A. (1982), La Arquitectura de la Ciudad. Barcelona.
SOLA-MORALES, M. (1997), Formas del crecimiento urbano. Barcelona.