Evolução do Genoma Humano

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044692
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino incluirá: i) aulas expositivas sobre os tópicos do programa; ii) aulas práticas sobre técnicas laboratoriais; e iii) aulas práticas sobre métodos de análise de dados genéticos com recurso ao Arlequin e a outros programas informáticos. A avaliação centra-se na elaboração de dois relatórios, baseados nas actividades desenvolvidas nas aulas práticas, e em duas provas (mini-testes) de avaliação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, correspondendo, cada um destes componentes, a 25% da classificação final.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo principal desta unidade curricular é dar a conhecer: i) a diversidade do genoma essencial para compreender a história evolutiva da espécie humana; ii) a importância da história evolutiva da espécie para compreender a biologia actual do corpo humano; iii) os métodos laboratoriais de extracção de ADN e análise da sua sequência; e iv) os métodos analíticos usados no cálculo das frequências alélicas, equilíbrio de Hardy-Weinberg e distância genética.

Estágio(s)

Não

Programa

I. A história evolutiva da espécie humana contida no genoma

1.A datação baseada nas sequências de ADN: os relógios moleculares e a linha do tempo evolutivo

2.As alterações genéticas que estão na origem da linhagem humana

3.A coevolução gene-cultura

4. Os dados do ADN antigo sobre os Neandertais e o entrecruzamento com os ancestrais dos humanos modernos

II. A história evolutiva da espécie humana aplicada  à biomedicina

1. Como é que a teoria da evolução por selecção natural pode ajudar a compreender o aparecimento do cancro e a desenvolver novas abordagens terapêuticas

2.Como é que a perspectiva biomédica pode ser combinada com a perspectiva evolutiva das doenças infecciosas para investigar e intervir

3.O desenvolvimento do esqueleto e as suas implicações para a saúde e a longevidade

4. A medicina evolutiva

III. Práticas laboratoriais

1.Extracção de ADN de tecidos corporais

2.Análise bioinformática de genótipos e sequências de ADN.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pratas Alvarez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Jobling et al., (2014). Human Evolutionary Genetics 2th Edition. Garland Science (New York, United States of America)

Reich, D. (2018). Who We Are and How We Got Here. Oxford University Press (Oxford, Great Britain).

Paabo, S. (2019). O Homem de Neandertal. Em busca dos Genomas Perdidos. Gradiva (Lisboa, Portugal).

Strachan T., Read A. (2018). Human Molecular Genetics 5th Edition. Taylor and Francis Group (London, Great Britain).

Dolgova, O., & Lao, O. (2018). Medicine in the Light of Evolution. Genes, 10(1), 3.

Nesse R. M. (2018). Tinbergen's four questions: Two proximate, two evolutionary. Evolution, medicine, and public health, 2019(1), 2.