Estatística aplicada com a utilização do R

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044608
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A formação decorre em sessões teórico-práticas, lecionadas no laboratório informático. As aulas terão uma componente expositiva, apoiada na projeção de slides, e uma componente prática que inclui a apresentação de exemplos ilustrativos dos
métodos lecionados, recorrendo ao software R. Ao longo do curso, os formandos desenvolvem, individualmente ou em grupos de 2 elementos, um trabalho prático que envolve o tratamento de dados estatísticos reais ou simulados.
A avaliação é baseada em duas componentes: um exame escrito, de carácter prático, realizado no final do curso (com peso de 50%); um trabalho prático desenvolvido individualmente ou em grupo de dois elementos durante curso (com peso de
50%), cuja realização inclui a elaboração de um relatório escrito e a sua discussão com o formador. A classificação final atribuída a cada formando será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20, exigindo-se a classificação final mínima de 10 para efeitos de aprovação no curso.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal deste curso é atualizar e complementar os conhecimentos dos formandos na área da estatística aplicada, preparando-os para efetuar, com recurso ao software R, análises estatísticas de uso corrente.
As principais competências a desenvolver são: compreender os princípios  fundamentais subjacentes ao raciocínio estatístico, a nível descritivo e inferencial; selecionar as técnicas e os métodos mais adequados para recolher, analisar e interpretar dados estatísticos; utilizar convenientemente os procedimentos do software estatístico R na manipulação de ficheiros de dados e na realização de análises estatísticas, bem como interpretar os outputs disponibilizados pelo programa; adquirir sensibilidade e espírito crítico face a conclusões e argumentos baseados em estudos estatísticos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O software R
2. Análise exploratória de dados unidimensionais e bidimensionais
3. Inferência estatística
3.1 Variáveis aleatórias e distribuições, QQ-plot
3.2 Intervalos de confiança (IC) e testes paramétricos: fundamentos, IC e testes para a média e diferença de médias de populações normais (amostras independentes e emparelhadas), IC e testes para proporções
3.3 Testes não paramétricos: ajustamento, localização (uma e duas populações – amostras independentes e emparelhadas), independência e homogeneidade
4. ANOVA: objetivo, análise a um fator, comparações múltiplas
5. Modelos de regressão
5.1 Regressão linear: formulação, inferência sobre os parâmetros, validação, previsão.
5.2 Regressão logística: introdução (RR, OR), formulação, inferência sobre OR, validação, curva ROC, previsão
6. Análise de sobrevivência: introdução (função de sobrevivência (FS), censura), inferência sobre FS (estimador de Kaplan- Meier, IC e testes), modelos de regressão (modelo de Cox, outros modelos).

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Graça Santos Temido Neves Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho prático desenvolvido individualmente ou em grupo de dois elementos durante curso : 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

A. Field, Z. Field, J. Miles, Discovering Statistics Using R, Sage Publications, 2012
B. Murteira, J. Ribeiro, C. Silva, C. Pimenta, Introdução à Estatística, 3ªed., Escolar Editora, 2010
D. S. Moore, G. P. McCabe, Introduction to the Practice of Statistics, 7ªed., Freeman and Company, 2011
D. Pestana, S. Velosa, Introdução à Probabilidade e à Estatística, 4ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
M. Rocha, P. G. Ferreira, Análise e Exploração de Dados com R, 1ª ed., Lidel - Edições Técnicas, 2017
P. Daalgard, Introductory Statistics with R, 2ªed., Springer, 2008