Ficção Narrativa

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044593
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

As sessões são sobretudo práticas, com a realização de exercício de escrita diversos, que levarão ao debate sobre alguns textos (nomeadamente, os dos/as próprios/as estudantes). Os textos produzidos serão coligidos num portefólio a entregar no final do semestre. A avaliação assentará num portefólio, na participação oral na aula e na produção de uma narrativa ficcional breve.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:

a) Considerar e contribuir para a teoria e prática da narrativa ficcional.

b) Ler e refletir sobre os próprios textos e sobre textos de outros escritores (incluindo colegas).

c) Compreender as múltiplas dimensões e relações entre ficção e narrativa.

d) Explorar e avaliar criticamente diferentes abordagens académicas e criativas da narrativa ficcional.

e) Produzir peças de ficção narrativa e ensaios críticos sobre os processos de escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

Este seminário explorará características e dimensões importantes da ficção narrativa. Começaremos por examinar os significados e as promessas da escrita ficcional, equacionando as relações práticas e teóricas entre ficção e narratividade. Consideraremos as possibilidades da escrita como processo e como consequência de releituras ou leituras críticas. Estudaremos padrões e descontinuidades de forma (conto, romance, novela etc.), género (naturalismo, fantasia, metaficção, etc.) e posicionamento (crítica, paródia, passividade, etc.). Examinaremos o modo como vozes, sons e silêncios podem ser trabalhados na escrita ficcional e como personagens e formas de caracterização povoam narrativas. Abordaremos, assim, as seguintes questões:

 

1. Ficção e narratividade

2. Escrita enquanto releitura

3. Género, forma, posicionamento

4. Linguagem e estilo

5. Vozes, sons e silêncios

6. Personagens e caracterização

7. Estrutura, métodos e técnicas

8. Editar e rever

9. Práticas, policiamentos e políticas.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Isabel Arsénio Nunes Costa Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação na aula: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

ARAÚJO, Susana and Joyce Carol Oates (2006). “Joyce Carol Oates Reread: Overview and Interview with the Author,” Critical Survey 88. 3: 92-105.

BURROWAY, Janet, Elizabeth Stuckey-French and Ned Stuckey-French (2019). Writing Fiction. Chicago: University of Chicago Press.

CARVALHO, Mário de (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão: Letras sem tretas. Guia Prático de Escrita de Ficção. Lisboa: Porto Editora.

CORTÁZAR, Julio (2016). Aulas de Literatura. Lisboa: Cavalo de Ferro.

DAVIS, Lydia (2019). Essays One. New York: Farrar, Straus and Giroux.

DERRIDA, Jacques and Avital Ronell (1980). “The Law of Genre.” Critical Inquiry 7. 1: 55-81.

KUNDERA, Milan (2003).The Art of the Novel. New York: Harper Perennial Modern Classics.

MAY, Charles E. (1994). The New Short Story Theories. Athens Ohio: Ohio University Press.

MORRISON, Toni (2019). Mouth Full of Blood: Essays, Speeches, Meditations. London: Chatto & Windus.

TCHEKHOV, Anton (2007). Sem Trama e Sem Final. São Paulo:Martins Ed