Ficção Narrativa
1
2022-2023
02044593
Humanidades
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nível C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
As sessões são sobretudo práticas, com a realização de exercício de escrita diversos, que levarão ao debate sobre alguns textos (nomeadamente, os dos/as próprios/as estudantes). Os textos produzidos serão coligidos num portefólio a entregar no final do semestre. A avaliação assentará num portefólio, na participação oral na aula e na produção de uma narrativa ficcional breve.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais:
a) Considerar e contribuir para a teoria e prática da narrativa ficcional.
b) Ler e refletir sobre os próprios textos e sobre textos de outros escritores (incluindo colegas).
c) Compreender as múltiplas dimensões e relações entre ficção e narrativa.
d) Explorar e avaliar criticamente diferentes abordagens académicas e criativas da narrativa ficcional.
e) Produzir peças de ficção narrativa e ensaios críticos sobre os processos de escrita.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este seminário explorará características e dimensões importantes da ficção narrativa. Começaremos por examinar os significados e as promessas da escrita ficcional, equacionando as relações práticas e teóricas entre ficção e narratividade. Consideraremos as possibilidades da escrita como processo e como consequência de releituras ou leituras críticas. Estudaremos padrões e descontinuidades de forma (conto, romance, novela etc.), género (naturalismo, fantasia, metaficção, etc.) e posicionamento (crítica, paródia, passividade, etc.). Examinaremos o modo como vozes, sons e silêncios podem ser trabalhados na escrita ficcional e como personagens e formas de caracterização povoam narrativas. Abordaremos, assim, as seguintes questões:
1. Ficção e narratividade
2. Escrita enquanto releitura
3. Género, forma, posicionamento
4. Linguagem e estilo
5. Vozes, sons e silêncios
6. Personagens e caracterização
7. Estrutura, métodos e técnicas
8. Editar e rever
9. Práticas, policiamentos e políticas.
Docente(s) responsável(eis)
Susana Isabel Arsénio Nunes Costa Araújo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação na aula: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
ARAÚJO, Susana and Joyce Carol Oates (2006). “Joyce Carol Oates Reread: Overview and Interview with the Author,” Critical Survey 88. 3: 92-105.
BURROWAY, Janet, Elizabeth Stuckey-French and Ned Stuckey-French (2019). Writing Fiction. Chicago: University of Chicago Press.
CARVALHO, Mário de (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão: Letras sem tretas. Guia Prático de Escrita de Ficção. Lisboa: Porto Editora.
CORTÁZAR, Julio (2016). Aulas de Literatura. Lisboa: Cavalo de Ferro.
DAVIS, Lydia (2019). Essays One. New York: Farrar, Straus and Giroux.
DERRIDA, Jacques and Avital Ronell (1980). “The Law of Genre.” Critical Inquiry 7. 1: 55-81.
KUNDERA, Milan (2003).The Art of the Novel. New York: Harper Perennial Modern Classics.
MAY, Charles E. (1994). The New Short Story Theories. Athens Ohio: Ohio University Press.
MORRISON, Toni (2019). Mouth Full of Blood: Essays, Speeches, Meditations. London: Chatto & Windus.
TCHEKHOV, Anton (2007). Sem Trama e Sem Final. São Paulo:Martins Ed