Estágio
3
2024-2025
01020255
Ciência Política — Relações Internacionais
Português
Espanhol
Francês
Inglês
B-learning
Semestral
30.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de língua inglesa (C2) e/ou da língua de trabalho da instituição de acolhimento.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino desta unidade curricular estão centrados, por um lado, na orientação tutorial que o orientador de estágio da FEUC desenvolve, com reuniões regulares e uma planificação do trabalho a realizar para a elaboração final do Relatório de Estágio e, por outro lado, no acompanhamento do responsável do estágio na instituição que orienta e gere o trabalho diário do estudante.
Resultados de Aprendizagem
Objectivo geral
- Obter experiência profissional na área das Relações Internacionais
Objectivos e competências específicas:
- Adquirir competências profissionais na área das Relações Internacionais
- Confrontar o conhecimento adquirido com a realidade do contexto profissional em que está inserido
- Analisar criticamente a relação entre teoria e prática aplicada à temática no âmbito da qual realize o estágio
- Desenvolvimento da capacidade de análise crítica, de síntese e de argumentação, assim como a capacidade de comunicação oral e escrita.
Estágio(s)
SimPrograma
1. Preparação
Identificação da instituição onde o estágio se vai realizar e respectiva justificação profissional e científica (revisão bibliográfica temática, idoneidade da instituição e pertinência do programa de trabalhos do estágio).
2. Implementação
Realização do estágio de 12 semanas consecutivas.
Recolha de informação relevante.
3. Análise
Sistematização da informação recolhida.
Análise crítica da informação recolhida.
4. Relatório
Elaboração do Relatório de Estágio.
Docente(s) responsável(eis)
Bernardo da Silva Relva Teles Fazendeiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 75.0%
Bibliografia
Wallace, W. (1996). Truth and power, monks and technocrats: Theory and practice in international relations. Review of International Studies, 22(3), 301-321. doi:10.1017/S026021050011856X
A restante bibliografia é definida de acordo com a área específica em que a instituição de acolhimento do estágio se insira, por exemplo,
Connelly, James; Smith, Graham; Benson, David; Saunders, Clare (2012) (3rd ed) Politics and the Environment: From Theory to Practice. New York e London: Routledge.
Donnelly, Jack (2013) (3rd ed) Universal Human Rights in Theory and Practice. Cornell University Press.
Glasbergen, Peter; Biermann, Frank; Mol, Arthur P.J. (eds.) (2007) Partnerships, Governance and Sustainable Development. Reflections on Theory and Practice. Cheltenham e Northampton: Edward Elgar Publishing Limited.
Gready, Paul; Ensor, Jonathan (eds) (2005) Reinventing Development? Translating Rights-based Approaches from Theory into Practice. London e New York: Zed Books.