Língua Francesa V
3
2024-2025
01020223
Língua Estrangeira
Francês
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa III, os níveis mínimos de B1.1 do QECRL ou ter frequentado com aproveitamento Língua Francesa I - II - III e IV.
Métodos de Ensino
Os alunos deverão apresentar oralmente uma analise contrastiva de 2 artigos de jornais (1 português e 1 francês) tratando do mesmo tema (economia, social, política, conflitos, etc.) de atualidade nacional ou internacional.
Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos. Leitura e análise lexical e gramatical de textos afim de adquirir e desenvolver o vocabulário e a morfossintaxe.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a autonomia, consolidar e alargar as competências gerais e comunicativas adquiridas em A1, A2 e B1.1 de forma a que os estudantes atingam o nível B1.2 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e visa fornecer competências para o estudante ser capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos, de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras, de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais, exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Estágio(s)
NãoPrograma
Comunicar e compreender as ideias principais em textos simples ou complexos sobre assuntos concretos ou abstratos, incluindo discusões técnicas na sua area de especialidade. Dar as ferramentas necessárias para poder comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes natives, saber exprimir-se de modo claro e o mais possível permonorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades/estratégias.
•Entraînement à la compréhension de documents authentiques audio et audio-visuels en français standard ou familier : compréhension, compte rendu oral ou écrit
•Variation topolectale du français parlé
•Production de textes descriptifs, narratifs et argumentatifs
•Phraséologie : expressions idiomatiques, collocations, locutions
•Grammaire: connecteurs logiques et chronologiques, emploi des modes et des temps, pronoms relatifs/doubles/possessifs/interrogatifs.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
1 produção oral (apresentação de um trabalho em sala de aula) 25%: 25.0%
Participação / Trabalhos de casa: 25%: 25.0%
1 frequência 50% (25% compreensão oral + 25% compreensão escrita): 50.0%
Bibliografia
Francês específico:
Além da Bibliografia em Francês de outras unidades curriculares, aconselha-se:
Defarges Moreau, Philippe, La géopolititique pour les Nuls, First Editions.
Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829
Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830
Sites :
Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/
http://www.diploweb.com/
http://www.diplomatie-presse.com
http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php
http://www.rfi.fr
http://www.tv5.org
http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm
Gramática com Exercicios:
Grammaire progressive du français– niveau avancé, Paris, Clé International.
Communication progressive du français - niveau intermédiaire, Paris, Clé International.
Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.