Língua Francesa IV

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
01020159
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa III, os níveis mínimos de B1 do QECRL ou ter frequentado com aproveitamento Língua Francesa I - II e III. 

Métodos de Ensino

Os alunos deverão apresentar oralmente uma analise 1 artigo de jornal francês tratando de 1 tema (economia, social, política, conflitos, etc.) de atualidade nacional ou internacional.

Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos. Leitura e análise lexical e gramatical de textos afim de adquirir e desenvolver o vocabulário e a morfossintaxe.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir pelo menos o nível B1.1 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e visa fornecer competências  para o  estudante ser capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados, de se exprimir de forma fluente sem precisar de procurar muito as palavras, de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais, exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Estágio(s)

Não

Programa

Reforço e consolidação dos conteúdos programáticos iniciados no semestre anterior e atividades de compreensão e de produção escritas e orais a partir de documentos audiovisuais, áudio-textuais autênticos, bem como exercícios de aplicação gramatical.

1. Compreensão de documentos áudio e/ou vídeo; reportagens, entrevistas, documentários

2. Compreensão de interações entre falantes nativos

3. Ler fluentemente; produzir um monólogo; dirigir-se a uma audiência; trabalho de improvisação e/ou de reapropriação a partir de um texto base.

4. Informar, explicar, reagir, opinar, trocar ideias e impressões.

5. Francês de negócios : economia mundial, comercio internacional, cartas comerciais,comércio justo/livre, números/preços/frações/percentagens

6. Falsos cognatos/prefixox-sufixos/Marcadores do discurso/ verbos modais/ tempos e modos verbais.  

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação / Trabalhos de casa: 25%: 25.0%
1 produção oral (apresentação de um trabalho em sala de aula) 25%: 25.0%
1 frequência 50% (25% compreensão oral + 25% compreensão escrita): 50.0%

Bibliografia

Defarges Moreau, Philippe, La géopolititique pour les Nuls, First Editions

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830

Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/

http://www.diploweb.com/

http://www.diplomatie-presse.com

http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php

http://www.rfi.fr

http://www.tv5.org

http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm

Expression orale 2 - B1, Paris, Clé International, 2005

Compréhension orale 2, Paris, Clé International, 2007

Grammaire progressive du français– niveau avancé, Paris, Clé International

Communication progressive du français - niveau intermédiaire, Paris, Clé International

Vocabulaire progressif du Français, niveau intermédiaire, CLE International

Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.