Digital Marketing
0
2025-2026
02044535
Gestão
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um plano de marketing digital.
A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.
Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano.
Resultados de Aprendizagem
Este curso contribuiu para vários objetivos de aprendizagem (LO) do MBA, nomeadamente:
- OA2. Pensar de forma crítica e tomar decisões com integridade, tendo como base em informação complexa e compreendendo o impacto da tomada de decisão.
- OA3. Ter um impacto positivo em si próprios, nas organizações e na sociedade (no sentido mais lato) em benefício de todas as partes interessadas.
- OA4. Perceber as organizações e os stakeholders das mesmas, atendendo às políticas públicas e ao contexto regulatório.
Adicionalmente, a uc tem como objetivos:
- Compreender a natureza do Marketing Digital no contexto das estratégias da empresa/marca
- Planear uma estratégia de conteúdos digitais
- Desenhar o processo de recolha de insights e segmentação digital
- Gerar as melhores métricas de acordo com os canais digitais de forma a maximizar o retorno do investimento
- Gerar um plano de marketing digital para um produto.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Estratégia em Marketing: Diferenciação, Posicionamento, USP, Público Alvo, Segmentos, Persona, Plano de - Marketing Digital
- Digital Branding: Brand Persona, Brand Voice, Tone of Voice
- Customer Journey e Funis de Vendas
- Transformação Digital
- Tendências em Marketing Digital
- Cross-Media
- Inbound Marketing
- Estratégia de Conteúdos
- Gestão de Comunidades
- Gestão de Crise
- Redes Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest, TikTok
- Vídeo e Podcast
- Influencer Marketing
- Website, Landing Pages e Blog
- Search Engine Optimization
- Utilização de Inteligência Artificial no Marketing
- Display Advertising
- Facebook Ads
- Email Marketing
- Analytics.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Outra: 80.0%
Bibliografia
Dionísio, P., Guerreiro, J., Faria, H., Rodrigues, V., & Canhoto, R. (2024). AI_Novator: Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrand Editora.
Zeferino, A. (2024). Marketing Governance: A inovação ética e responsável num mundo em mudança. Pactor.
Chaffey, D.; Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. 8th Edition. Pearson.
Baptista, D., & Costa, P. (2021). Marketing Digital: Conteúdos vencedores. Lidel.
Godin, S. (2018). This Is Marketing: You Can’t Be Seen Until You Learn to See. Londres: Penguin Books
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for Humanity. 1st Edition. Wiley.
Marques, V. (2018). Marketing Digital 360. 2nd Edition. Actual Editora.
Scott, D. M. (2020). The New Rules of Marketing and PR: How to Use Content Marketing, Podcasting, Social Media, AI, Live Video, and Newsjacking to Reach Buyers Directly. 7th Edition. Wiley.