Tecnologias Digitais nas Organizações

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
02044529
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição de conceitos, modelos, instrumentos e técnicas. São usados materiais contendo tópicos chave, diagramas, imagens e vídeos. São apresentados casos reais para ilustração dos assuntos. São usados softwares profissionais sempre que adequado. O trabalho prático permite exercitar as aprendizagens num caso real.

Resultados de Aprendizagem

A UC proporciona aos alunos as competências e ferramentas que lhes permitem perceber como colocar as tecnologias digitais – frequentemente disruptivas – ao serviço da organização, tanto ao nível estratégico como operacional. Ficam ainda habilitados a compreender as diferentes, e ocasionalmente contraditórias, perspectivas dos responsáveis do negócio e dos profissionais da tecnologia, tornando-se assim interlocutores privilegiados no diálogo entre ambas as partes, conduzindo à implantação de soluções eficazes envolvendo pessoas, processos e tecnologia.

 

Os objectivos da unidade curricular estão alinhados com os seguintes objectivos de aprendizagem do MBA Executivos: OA2; OA3; OA4; OA5.

Estágio(s)

Não

Programa

A UC aborda o uso das tecnologias nas organizações, em linha com o tema da transformação digital. Discute, com recurso a exemplos reais, como as tecnologias digitais (ex: cloud, big data, inteligência artificial, Internet-of-Things, Blockchain) podem ser usadas para explorar oportunidades inovadoras, ganhar vantagens concorrenciais e obter ganhos de eficiência operacional.

 Tópicos:

1. Os sistemas de informação enquanto carteiras de soluções digitais heterogéneas. Caracterização de distintas soluções de acordo com o seu valor para a organização e respectivas implicações

2. Consideração das tecnologias digitais no processo de formulação estratégica

3. O impacto das tecnologias digitais no desenho de modelos de negócio

4. A arquitectura empresarial enquanto mecanismo de alinhamento da organização com a infraestrutura tecnológica. Definição e automatização de regras e processos de negócio

5. O processo de adopção de tecnologias estruturantes e as suas implicações socio-técnicas

Docente(s) responsável(eis)

Paulo José Osório Rupino da Cunha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Laudon, K. & Laudon, J. (2021) Management Information Systems: managing the digital firm, 17th edition, Pearson Education Limited, Hoboken, NJ.

 Variados artigos científicos e outros materiais disponibilizados pelo docente | Various papers and other materials supplied by the instructor.