Negociação e União Europeia

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01019997
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular usa uma abordagem mista pensada para promover a autonomia e o saber fazer do estudante, alicerçados em sólidas fundações teóricas. Com este objetivo, aulas teóricas serão complementadas com aulas práticas, destinadas à análise e discussão de estudos de caso e a exercícios de simulação. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo fornecer aos estudantes os quadros teóricos e conceptuais que lhes peermitam compreender a complexidade do processo negocial, com ênfase na União Europeia. Os estudantes devem ficar capacitados com competências básicas para desenhar uma estratégia negocial.

No final do semestre o estudante deve ser capaz de:

1. Compreender os fundamentos da negociação.

2. Identificar corretamente as principais estratégias e táticas negociais.

3. Compreender a forma como a cultura, a emoção e a comunicação afetam a dinâmica da negociação.

4. Reconhecer a existência de diferentes fóruns e práticas negociais no interior da UE e o papel da UE como negociador internacional

5. Aplicar os quadros teóricos à análise de casos reais.

6. Conceber uma estratégia negocial, envolvendo-se numa simulação negocial onde possa aplicar os conhecimentos adquiridos, ajustando a estratégia negocial às circunstâncias do processo negocial em curso.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fundamentos da negociação: atores, processo, estrutura

2. A abordagem clássica: estratégias e táticas da negociação distributiva

3. A abordagem alternativa: estratégias e táticas da negociação integrativa

4. Dinâmicas da negociação: a influência da cultura, emoção e comunicação

5. Negociação no interior da UE: atores, fóruns e práticas

6. A UE como negociador internacional

7. Casos de negociação: simulação.

Docente(s) responsável(eis)

Albertino Paulo Vila Maior Guimarães Monteiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação em sala de aula: 10.0%
Simulação: 40.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Antunes, S., Camisão, I., & Ribeiro, S. (eds.) (2018). Negociação Internacional: Estratégias e Práticas. Sílabas & Desafios.

Fisher, R., Ury, W., & Patton, B. (1999). Getting to Yes: Negotiating Agreement without Given In, 2nd ed. Random House.

Holsi, M, et al. (eds.) (2015). Decision-making in the EU Before and After the Lisbon Treaty. Routledge.

Kremenyuk, V.A. (ed.) (2013). International Negotiation: Analysis, Approaches, Issues. Jossey-Bass.

Lewicki, R.J., Barry, B., & Saunders, D.M. (eds) (2020) Negotiation, 8th ed. McGraw-Hill.

Lewicki, R.J., Saunders, D.M., & Barry, B. (eds.) (2014). Negotiation: Readings, Exercises, Cases. 7th ed. McGraw-Hill.

von Schaik, L. (2016). EU Effectiveness and Unity in Multilateral Negotiations: More than the Sum of Its Parts? Palgrave Macmillan.

Siemssen, M., & Kreuzeder, M. (2012). Negotiations and Decision-Making in the European Union: Teaching and Learning through Role-Play Simulation Games. AV Akademikerverlag.