Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02044423
Área Científica
Desenvolvimento Pessoal
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão realizadas Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo em torno das temáticas abordadas. O curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.

A avaliação é aferida pela presença dos formandos em cada uma das iniciativas.

Resultados de Aprendizagem

São objetivos do curso:

i) Identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);

(ii) Analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;

(iii) Incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;

(iv) Valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Estágio(s)

Não

Programa

  No curso são abordados os seguintes temas:

I. Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade;

II.   Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;

III. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é aferida pela presença dos formandos em cada uma das iniciativas: 100.0%

Bibliografia

Cristina Robalo Cordeiro; Rui Jacinto (Coord.; 2021) - Geografias & Poéticas da Fronteira. Leituras do Território. CEI, Guarda, Coleção Iberografias Nº 39.
[https://pt.scribd.com/document/491707775/Iberografias-39]
Rui Jacinto (Coord.; 2021) - Dinâmicas Sócioeconómicas em diferentes contextos territoriais. CEI, Guarda, Coleção Iberografias Nº 40.
[https://pt.scribd.com/document/502185217/Iberografias-40]
Rui Jacinto (Coord.; 2020) - As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa: Cooperação e Desenvolvimento. CEI, Guarda, Coleção Iberografias Nº 38.
[https://pt.scribd.com/document/467528259/Iberografias-38]
Rui Jacinto (Coord.; 2019) - Novas Fronteiras, Outros Diálogos: Cooperação e Desenvolvimento Territorial. CEI, Guarda, Coleção Iberografias Nº 36.
[https://pt.scribd.com/document/419821731/Iberografias-36]