Pragmática e Discurso
0
2024-2025
01019969
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.
Resultados de Aprendizagem
O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito processos de significação língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita
a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para o estudo do significado e da significação em inglês;
b) Usar terminologia adequada para identificar e descrever criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;
c) Saber descrever e explicar dinâmicas de negociação e significação verbal e não-verbal em contextos comunicativos autênticos em língua inglesa;
d) Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significação que os definem.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso inicia com uma introdução ao significado do significado, distinguindo significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, entre outros conceitos relevantes. Focando primeiro na 'língua inglesa', descrevem-se aspetos da semântica lexical e frásica, seguida do exercício de inferências semânticas, pragmáticas e conversacionais, conduzindo à reflexão sobre 'contextos'. Focando de seguida em 'falantes de inglês' e mais tarde em falantes que interagem em 'eventos comunicativos em inglês', seguem-se aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância, coesão e coerência. O curso termina integrando linguagem e contexto, tendo em vista a preparação para os estudos do discurso.
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Participação nas aulas: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cutting, Joan (2015) Pragmatics: A Resource Book for Students. 3rd Edition. London: Routledge.
Griffith, Patrick & Cummins, Chris (2016) An Introduction to English Semantics and Pragmatics. Edinburgh Textbooks on the English Language. Edinburgh: Edinburgh University Press
Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007) Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.
Kreidler, Charles (2013) Introducing English Semantics. 2nd Edition. London: Routledge
Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.
Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.
Mey, Jacob (1998) Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier
Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold
Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins.
Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.