Pragmática e Discurso

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019969
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito processos de significação língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita

a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para o estudo do significado e da significação em inglês;

b) Usar terminologia adequada para identificar e descrever criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;

c) Saber descrever e explicar dinâmicas de negociação e significação verbal e não-verbal em contextos comunicativos autênticos em língua inglesa;

d) Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significação que os definem.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso inicia com uma introdução ao significado do significado, distinguindo significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, entre outros conceitos relevantes. Focando primeiro na 'língua inglesa', descrevem-se aspetos da semântica lexical e frásica, seguida do exercício de inferências semânticas, pragmáticas e conversacionais, conduzindo à reflexão sobre 'contextos'. Focando de seguida em 'falantes de inglês' e mais tarde em falantes que interagem em 'eventos comunicativos em inglês', seguem-se aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância, coesão e coerência. O curso termina integrando linguagem e contexto, tendo em vista a preparação para os estudos do discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Participação nas aulas: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cutting, Joan (2015) Pragmatics: A Resource Book for Students. 3rd Edition. London: Routledge.

Griffith, Patrick & Cummins, Chris (2016) An Introduction to English Semantics and Pragmatics. Edinburgh Textbooks on the English Language. Edinburgh: Edinburgh University Press

Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007) Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.

Kreidler, Charles (2013) Introducing English Semantics. 2nd Edition. London: Routledge

Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.

Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.

Mey, Jacob (1998) Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier

Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold 

Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins. 

Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.