Pragmática e Discurso

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019969
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito processos de significação língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita

a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para o estudo do significado e da significação em inglês;

b) Usar terminologia adequada para identificar e descrever criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;

c) Saber descrever e explicar dinâmicas de negociação e significação verbal e não-verbal em contextos comunicativos autênticos em língua inglesa;

d) Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significação que os definem.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso inicia com uma introdução ao significado do significado, distinguindo significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, entre outros conceitos relevantes. Focando primeiro na 'língua inglesa', descrevem-se aspetos da semântica lexical e frásica, seguida do exercício de inferências semânticas, pragmáticas e conversacionais, conduzindo à reflexão sobre 'contextos'. Focando de seguida em 'falantes de inglês' e mais tarde em falantes que interagem em 'eventos comunicativos em inglês', seguem-se aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância, coesão e coerência. O curso termina integrando linguagem e contexto, tendo em vista a preparação para os estudos do discurso.

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Mini Testes: 25.0%
Participação nas aulas: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cutting, Joan (2015) Pragmatics: A Resource Book for Students. 3rd Edition. London: Routledge.

Griffith, Patrick & Cummins, Chris (2016) An Introduction to English Semantics and Pragmatics. Edinburgh Textbooks on the English Language. Edinburgh: Edinburgh University Press

Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007) Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.

Kreidler, Charles (2013) Introducing English Semantics. 2nd Edition. London: Routledge

Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.

Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.

Mey, Jacob (1998) Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier

Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold 

Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins. 

Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.