Literaturas de Língua Alemã - Leituras Clássicas e Modernas

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019942
Área Científica
Literatura Alemã
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Estudo das Literaturas de Língua Alemã.

Métodos de Ensino

O curso privilegiará dinâmicas de descoberta, partindo da prática de análise literária para a reflexão teórica sobre a disciplina, os seus métodos, abordagens, problemas e possibilidades, tendo como fulcro obras literárias de um espectro alargado de contextos de língua alemã e artigos críticos que as enquadrem de modos diferentes. Recorrer-se-á a traduções portuguesas sempre que os conhecimentos de língua não permitirem o acesso aos originais.

Resultados de Aprendizagem

O/a aluno/a deverá adquirir um conhecimento básico sobre obras clássicas e modernas fundamentais das Literaturas de Língua Alemã, bem como da evolução das respetivas análises críticas, das mais "clássicas" aos paradigmas de interpretação contemporâneos. O jogo com as palavras "clássico" e "moderno", no título da disciplina, permitirá ao/ á docente a formulação de programas e syllabus específicos em cada ano, que ora privilegiem as obras canónicas das literaturas alemãs, do período dito "Klassik" ou época de Goethe (final do séc. XVIII, início do séc. XIX - incluindo a Klassik, o pré-romantismo e o romantismo), bem como do período do Modernismo, associadas por linhas temáticas, ora se foque numa abordagem contrastiva dos modelos analíticos que abordaram estas mesmas obras e foram alterando a respetiva posição dentro do cânone ou alargando o cânone, através de enquadramentos diferentes e perspetivas de leitura distintas, com um duplo olhar sobre a escrita e a teoria literárias.

Estágio(s)

Não

Programa

Tal como se explicou acima, o curso propõe uma abordagem dupla que se focará nas obras literárias maiores do cânone das literaturas de língua alemã da Klassik/Romantik até ao Modernismo, e /ou nos paradigmas mais importantes da teoria e crítica literárias que abordaram estas obras, e na sua evolução. A escolha das obras literárias e teóricas e dos conteúdos far-se-á, em cada edição, segundo linhas temáticas semelhantes ou contrastivas que possam permitir uma compreensão comparativa da literatura, da teoria e da política subjacente a cada período de produção e de recepção.

Docente(s) responsável(eis)

Rogério Paulo da Costa Madeira

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Participação nas aulas: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Beutin, W. et al. (2001). Deutsche Literaturgeschichte. Von den Anfängen bis zur Gegenwart (6. Aufl.). Stuttgart/Weimar: Metzler [Trad. Port. da 2.ª e 4.ª ed.: W. B. et al. (1993-94). História da Literatura Alemã das Origens à Actualidade. Lisboa: Apáginastantas, Cosmos].

Ribeiro, A. S. (1999). Literatura Alemã II. Lisboa: Universidade Aberta.

Scheidl, L., Melo, I. A., Ribeiro, A. S. (1996). Dois Séculos de História Alemã. Política, Sociedade e Cultura (3.ª ed.). Coimbra: Minerva.

Wellbery, D., Ryan, J. (ed.) (2004). A New History of German Literature. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.