Literaturas de Língua Alemã e Estudos Comparados

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019931
Área Científica
Literatura Alemã
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Estudo das Literaturas de Língua Alemã.

Métodos de Ensino

O curso privilegiará dinâmicas de descoberta, partindo da prática da comparatística para a reflexão teórica sobre a disciplina, os seus métodos, abordagens, problemas e possibilidades, tendo como fulcro obras literárias de um espectro alargado de contextos de língua alemã no confronto com obras literárias de outros contextos culturais e/ou temporais, obras de outras artes  ou documentos de outras disciplinas. Recorrer-se-á a traduções portuguesas sempre que os conhecimentos de língua não permitirem o acesso aos originais.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, o aluno deverá: ter um conhecimento básico sobre o conceito, os métodos, os instrumentos, os problemas e as possibilidades das diferentes vertentes disciplinares dos estudos comparatísticos no âmbito de diferentes abordagens teóricas dos estudos literários e a partir das literaturas de expressão alemã; ter desenvolvido a sua capacidade de análise e crítica literária numa perspectiva comparatista.

Estágio(s)

Não

Programa

Os Estudos Comparados surgem como um paradigma de análise cultural e literária que pretende cruzar fronteiras, explorando os limites. A partir das literaturas de língua alemã e de temas diversos, que poderão configurar linhas a desenvolver em edições sucessivas da disciplina, pretende-se descobrir as diversas perspetivas adotadas pelos estudos comparatísticos no diálogo entre culturas, disciplinas e artes. Falar-se-á de imagologia, receção, tradução, gender studies, estudos culturais e pós-coloniais. Trabalhar-se-á o texto literário, e sobre este na encruzilhada com o filme, a pintura e a fotografia; a literatura infantil e a banda desenhada; trabalhar-se-á sobre o Norte, o Sul, o Ocidente, o Oriente, numa primeira abordagem à Literatura como Literatura do Mundo.

Docente(s) responsável(eis)

Catarina Isabel Caldeira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Participação nas aulas: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bernheimer, C. (ed.) (1995), Comparative literature in the age of multiculturalism. Baltimore: John Hopkins.

Buescu, H., Ferreira Duarte, J., Gusmão, M. (org.) (2001). Floresta Encantada. Novos Caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: D. Quixote.

Buescu, H. (2001). Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bassnet, S. (1993). Comparative Literature. A Critical Introduction. Oxford: Blackwell

Cadernos de Literatura Comparada, 10-11 (2005). "Literatura Comparada no século XXI: Questões e Perspectivas", Porto: Edições Afrontamento e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Guillén, C. (1985). Entre lo Uno y lo Diverso. Introducción a la Literatura Comparada, Barcelona: ed. Crítica.

Machado, A. M., Pageaux, D. H. (1988). Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Lisboa: Caminho.

Zima, P. V. (1993). Komparatistik. Tübingen: Francke.