Imigrações nos Estados Unidos da América

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01019898
Área Científica
Cultura - Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; análise de textos; exercícios de leitura e escrita; análise de filmes e outros materiais visuais; discussão em grupo, apresentações orais, testes.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, espera-se que os/as estudantes tenham

– aprofundado a noção da diversidade de culturas que compõem a sociedade norte-americana, sem esquecer a sua contextualização histórica e social;

– adquirido conhecimentos mais aprofundados sobre as circunstâncias e características das populações imigrantes em estudo e da sua integração na sociedade americana;

– desenvolvido uma consciência crítica em relação à desigualdade económica e social e à conflitualidade de raça, etnia e classe que caracterizam a sociedade americana.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da cadeira tanto poderá ser orientado para uma visão geral como para um determinado período cronológico, no que toca particularmente às diversas minorias étnicas nos EUA, suas origens, posicionamento e evolução, condições de integração e suas estratégias de assimilação ou resistência. No geral, procurar-se-á alargar os conhecimentos e a consciência crítica dos/as estudantes no âmbito de uma sociedade de diversidade cultural e profunda desigualdade, e familiarizá-los/as com conceitos como minoria, migração, estereótipo, discriminação, integração, diáspora, território, assimilação, aculturação, etc. Será também feita uma avaliação crítica da conceção e das políticas do multiculturalismo.

Os materiais de estudo poderão ser de diversa natureza (ensaística, literatura, filmes, fotografia, arte, etc).

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Participação nas aulas e apresentação oral: 15.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Mini Testes: 45.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Anderson, B. (1983, 1991). Imagined Communities. Verso.

Glazer, N. (1997). We Are All Multiculturalists Now. Harvard UP.

Goldberg, D. T. (1995). Multiculturalism: A Critical Reader. Blackwell.

Hall, S. (1998). Cultural Identity and Diaspora. In J. Rutherford (ed.) Identity: Community, Culture, Difference. Pp 222-237. Lawrence & Wishart.

Kammen, M. (1995). Contested Values: Democracy and Diversity in American Culture. St. Martin’s P.

Kaplan, A and D. Pease (eds.) (1993). Cultures of United States Imperialism. Duke UP.

Saldívar, J. D. (1997). Border Matters: Remapping American Cultural Studies. U. California P.

Schuman, H.et al. (1997). Racial Attitudes in America. Cambridge: Harvard UP.

Sollors, W. (1986). Beyond Ethnicity. OUP.

Takaki R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Company.

Takaki, R. (ed.). (2002). Debating Diversity: Clashing Perspectives on Race and Ethnicity in America. OUP.