Imigrações nos Estados Unidos da América

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019898
Área Científica
Cultura - Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; análise de textos; exercícios de leitura e escrita; análise de filmes e outros materiais visuais; discussão em grupo, apresentações orais, testes.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, espera-se que os/as estudantes tenham

– aprofundado a noção da diversidade de culturas que compõem a sociedade norte-americana, sem esquecer a sua contextualização histórica e social;

– adquirido conhecimentos mais aprofundados sobre as circunstâncias e características das populações imigrantes em estudo e da sua integração na sociedade americana;

– desenvolvido uma consciência crítica em relação à desigualdade económica e social e à conflitualidade de raça, etnia e classe que caracterizam a sociedade americana.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da cadeira tanto poderá ser orientado para uma visão geral como para um determinado período cronológico, no que toca particularmente às diversas minorias étnicas nos EUA, suas origens, posicionamento e evolução, condições de integração e suas estratégias de assimilação ou resistência. No geral, procurar-se-á alargar os conhecimentos e a consciência crítica dos/as estudantes no âmbito de uma sociedade de diversidade cultural e profunda desigualdade, e familiarizá-los/as com conceitos como minoria, migração, estereótipo, discriminação, integração, diáspora, território, assimilação, aculturação, etc. Será também feita uma avaliação crítica da conceção e das políticas do multiculturalismo.

Os materiais de estudo poderão ser de diversa natureza (ensaística, literatura, filmes, fotografia, arte, etc).

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Participação nas aulas e apresentação oral: 15.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Mini Testes: 45.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Anderson, B. (1983, 1991). Imagined Communities. Verso.

Glazer, N. (1997). We Are All Multiculturalists Now. Harvard UP.

Goldberg, D. T. (1995). Multiculturalism: A Critical Reader. Blackwell.

Hall, S. (1998). Cultural Identity and Diaspora. In J. Rutherford (ed.) Identity: Community, Culture, Difference. Pp 222-237. Lawrence & Wishart.

Kammen, M. (1995). Contested Values: Democracy and Diversity in American Culture. St. Martin’s P.

Kaplan, A and D. Pease (eds.) (1993). Cultures of United States Imperialism. Duke UP.

Saldívar, J. D. (1997). Border Matters: Remapping American Cultural Studies. U. California P.

Schuman, H.et al. (1997). Racial Attitudes in America. Cambridge: Harvard UP.

Sollors, W. (1986). Beyond Ethnicity. OUP.

Takaki R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Company.

Takaki, R. (ed.). (2002). Debating Diversity: Clashing Perspectives on Race and Ethnicity in America. OUP.