Cultura dos Países de Língua Alemã 1
0
2024-2025
01019876
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Estudo da Cultura dos Países de Língua Alemã.
Métodos de Ensino
A abordagem diacrónica que subjaz à unidade curricular será repartida em momentos de maior pendor expositivo (assegurados ora pela docente, ora pelos estudantes) e momentos de discussão conjunta de textos e documentos vários (gráficos, fotografias, filmes, etc.) relacionados com os temas em apreço.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular “Cultura dos Países de Língua Alemã - 1” visa, por um lado, familiarizar os estudantes com as principais características dos países de expressão alemã desde o séc. XVIII até ao início do séc. XX (tendo sempre em atenção o contexto mais vasto da cultura europeia da época) e, por outro lado, desenvolver a autonomia crítica dos alunos.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. identificar e comentar textos e outros documentos relativos aos núcleos temáticos da uc;
2. relacionar os vários contextos culturais dos países de língua alemã, pensando-os de forma crítica e com capacidade de perspectivação histórica;
3. analisar e apresentar as problemáticas tratadas, mostrando autonomia intelectual, poder de síntese, capacidade de argumentação e elevada competência na expressão oral e escrita;
4. mostrar que desenvolveram atitudes de curiosidade e de rigor intelectuais, bem como um pensamento crítico e emancipado.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade curricular incide sobre a evolução dos países de língua alemã desde o século XVIII até ao final da Primeira Guerra Mundial. O programa pode variar de edição para edição, consoante o/a docente responsável, mas terá como base os seguintes aspectos:
1. O “Século das Luzes” e a preparação do mundo moderno: novas concepções filosóficas, políticas, económicas e artísticas.
2. O “Século da Burguesia”: consolidação económica e ascensão política.
2.1. A ideia de nação e a influência aglutinadora do Romantismo.
2.2. Liberalismo versus Restauração.
2.3. A formação dos Estados de língua alemã: o Segundo Império, o Império Austro-Húngaro, a Confederação Helvética.
3. A transição para o “Século do Povo”.
3.1. Questões económicas, políticas e culturais da industrialização.
3.2. A "Belle Époque" e o eclectismo da arte modernista.
3.3. Centralização do poder, política colonial e tensões europeias.
3.4. A Primeira Guerra Mundial: o fim da sociedade do séc. XIX.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas discussões, breves apresentações orais de textos e outros documentos: 25.0%
Frequência: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Beller, S. (2007). A Concise History of Austria. Cambridge: Cambridge University Press.
Beutin, W. et al. (1993-94). História da Literatura Alemã das Origens à Actualidade. Lisboa: Apáginastantas, Cosmos.
Burns, R. (ed.) (1995). German Cultural Studies. An Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Church, C. H., Head, R. C. (2013). A Concise History of Switzerland. Cambridge: Cambridge University Press.
Demandt, A. (2008). Über die Deutschen. Bonn: bpb.
Kitchen, M. (2006). A History of Modern Germany. 1800-2000. Malden (MA): Blackwell.
Müller, H. (2002). Schlaglichter der deutschen Geschichte. Bonn: bpb.
Opitz, A. et al. (1998). Sociedade e Cultura Alemãs. Lisboa: Univ. Aberta.
Scheidl, L., Melo, I. A., Ribeiro, A. S. (1996). Dois Séculos de História Alemã. Política, Sociedade e Cultura (3.ª ed.). Coimbra: Minerva.