Laboratório Editorial

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02044412
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos médios de Tipografia, Conhecimentos médios de Web Design.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas para exposição e discussão de tópicos de comunicação e design editorial, e para o estudo de casos. Aulas práticas para orientação, acompanhamento, exploração e desenvolvimento de projetos.

Resultados de Aprendizagem

Aprender como a forma de comunicação afeta a percepção e processamento de mensagens, investigar teorias da comunicação, aprender a abordar desafios de comunicação e aplicar estes conhecimentos no contexto de design editorial multiplataforma, dando-se especial foco à transição entre diferentes meios. Desta forma, o aluno será capaz de:

- Compreender as teorias de informação;

- Saber abordar desafios de comunicação;

- Compreender as estratégias do design editorial;

- Reconhecer os novos paradigmas de edição que surgem do cruzamento e complementaridade de meios de produção e publicação;

- Desenvolver capacidades de análise pelo reconhecimento de estratégias atuais de criação e publicação de conteúdos na era pós-digital;

- Saber usar abordagens experimentais em diferentes meios e aplicação de diferentes estratégias de design editorial para a produção de artefactos de comunicação;

- Saber aplicar as metodologias adequadas à edição e publicação híbrida ou expandida.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teorias da comunicação

2. Desafios de comunicação: como abordar

3. Ciclo conceptual e produtivo de um projeto editorial no contexto dos novos media

a. Intervenientes diretos (designer, escritor, tradutor, revisor, editor, produtor) e indiretos (editor, livreiro, distribuidor, arquivo, biblioteca, papeleira, gráfica, museu, prémio) de um projeto editorial

4. Formatos editoriais

a. Diferentes formatos editoriais

b. Esquematização, desenho e desenvolvimento de plataformas editoriais dirigidas ao universo da publicação em diferentes meios

c. Publicações híbridas ou expandidas

5. Parametrização tipográfica

a. Formato, grelha, microtipografia, macrotipografia, fontes para ecrã

6. Sistemas de grelha, narrativa visual

a. Hierarquia, responsividade, proporção

7. Software de apoio à publicação

a. Scripts e plugins.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Baines, P., & Haslam, A. (2002). Type & Typography (1st ed.). London: Laurence King.

Haslam, A. (2006). Book Design (1st ed.). London, UK: Harry N. Abrams.

Hochuli, J. (1996). Designing Books: Practice and Theory (1st ed). London, UK: Hyphen Press.

Hochuli, J. (2008). Detail in typography (1st ed.). Hyphen Press.

Kinross, R. (2008). Modern Typography: An Essay in Critical History (2nd ed.). Hyphen Press.