Literatura e Cultura de Língua Italiana

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03021935
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos sólidos de cultura e literatura italianas; conhecimentos avançados de língua italiana.

Métodos de Ensino

1) Exposição teórica; comentário crítico de textos; exploração de bases de dados e de outros instrumentos de pesquisa com a participação do/a doutorando/a.

2) Apresentação de resultados de pesquisa e de projetos pelo/a doutorando/a.

3) Debate de ideias e troca de experiências. 

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral é levar o/a doutorando/a a aprofundar os seus conhecimentos sobre o modo como, ao longo dos séculos, a literatura italiana foi sendo conceptualizada e estudada; e a desenvolver o seu domínio de instrumentos de pesquisa, ao nível avançado, para o estudo da literatura e da cultura italianas.

No final do seminário o/a doutorando/a deverá ser capaz de identificar e problematizar o quadro crítico que envolve as suas pesquisas; de dimensionar as metodologias adequadas que lhes são relativas; e de usar os instrumentos de investigação apropriados.

Estágio(s)

Não

Programa

1) História crítica da disciplina «literatura italiana». Língua e literatura. Da primazia da literatura à «comunicação literária». Profundidade, velocidade e dinâmica das transformações.

2) Primado da crítica italiana contemporânea: crítica textual e variantística, estudos de métrica, crítica idealista, crítica gramsciana, estruturalismo e semiótica, «geografia e storia» da literatura, estudos culturais e migrações, marginalização e resistência. Personalidades e obras representativas. Recepção em Portugal.

3) Instrumentos. Principais centros de elaboração crítica: universidades, academias, associações culturais e outras instituições. Projetos bibliográficos axiais, estatais e institucionais. Arquivos, bibliotecas. Organização em rede e bases de dados.

Docente(s) responsável(eis)

Rita Maria da Silva Marnoto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação, apresentação oral e outros elementos : 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

Barthes, R. (1960). Histoire et littérature. À propos de Racine. Annales. Économies, Sociétés, Civilisations, 15, 3, 524-537.

Baroni, G. (2012) (Ed.). Storia della critica letteraria in Italia. Torino: UTET.

Bertoni, F. (2018). Letteratura. Teoria, metodi, strumenti. Roma: Carocci.

Corti, M., & C. Segre (1980). I metodi attuali della critica in Italia. Torino: ERI.

Dionisotti, C. (1967). Geografia e storia della letteratura italiana. Torino: Einaudi.

Ferro, M. (2013). Os 150 anos da unificação política da Itália e a questão da unidade nacional italiana. Brotéria, 176, 1, 41-48.

Ferroni, G. (2019). La solitudine del critico. Leggere, riflettere, resistere. Roma: Salerno.  

Marnoto, R. (2016). As relações Portugal Itália: excentricidade e policentricidade. In Lupetti, M.; Tocco, V. (Eds.), Giochi di specchi (15-35). Pisa: ETS.

Muzzoli, F. (2019). Le teorie della critica letteraria. Roma: Carocci.

Quondam, A. (2019). De Sanctis e la «Storia». Roma: Viella.