Literatura e Cultura de Língua Inglesa
1
2023-2024
03021929
Cultura/Literatura
Português
Inglês
Presencial
30.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos sólidos de cultura e literatura inglesas; conhecimentos avançados de língua inglesa.
Métodos de Ensino
Algumas aulas de exposição teórica, mas em geral, e de acordo com o regime de seminário, que pressupõe a participação ativa do/a doutorando/a em todas as sessões, privilegia-se a discussão e debate de textos, bem como exercícios de escrita. Cada doutorando/a terá de fazer a apresentação oral de um texto – teórico ou ficcional – relevante no contexto do programa do seminário.
Resultados de Aprendizagem
O seminário propõe-se:
- Alargar e aprofundar o conhecimento sobre conceitos e problemáticas pertinentes para o estudo da cultura e literatura britânicas.
- O/a doutorando/a deve ficar familiarizado/a com quadros teóricos atualizados relevantes para o entendimento dos discursos culturais e literários das sociedades anglófonas, em especial a britânica.
- O/a doutorando/a desenvolverá uma consciência crítica e problematizante acerca dos temas em discussão.
- O/a doutorando/a adquirirá ferramentas para a pesquisa avançada e ficará capacitado/a para a produção autónoma do saber.
Estágio(s)
NãoPrograma
Com o objetivo de reforçar e alargar a vertente teórica da formação do/a doutorando/a, a uc pretende familiarizá-lo/a com os desenvolvimentos teórico-críticos mais relevantes da cultura e literatura das últimas décadas, bem como com algumas das figuras pioneiras e ainda hoje cruciais de múltiplas áreas de estudo. Assim, propõe-se antes de mais a leitura e discussão de textos teóricos axiais dos Estudos Culturais, Pós-coloniais, Feministas e de Identidade. Serão também contemplados estudos críticos relativos a categorias estéticas atinentes à literatura contemporânea, nomeadamente o Pós-modernismo. Os quadros teóricos fornecidos serão, numa segunda fase, articulados com a leitura de obras literárias, selecionadas mediante o seu carácter representativo de novas tendências, permitindo uma leitura mais densa e enquadrada das mesmas. Quer os textos teóricos, quer as obras literárias poderão variar de edição para edição, dependendo da formação anterior do/a doutorando/a.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação ativa nas aulas e apresentação de trabalhos de curta extensão: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%
Bibliografia
Anderson, B. (1983). Imagined communities. London: Verso.
Bhabha, H. K. (1990) (Ed.). Nation and narration. London: Routledge.
Hall, S. (2019). Essential essays. Durham: Duke University Press.
Hobsbawm. E., & Ranger, T. (1983). The invention of tradition. Cambridge: C U P.
Hower, J. S. (2019). ‘All good stories’: historical fiction in pedagogy, theory, and scholarship. Rethinking History. The Journal of Theory and Practice, 23, 3, 78-125.
Huggan, G. (2001). The postcolonial exotic. Marketing the margins. London: Routledge.
Hutcheon, L. (1988). A poetics of postmodernism. History, theory, fiction. London: Routledge.
White, H. (2005). Introduction: historical fiction, Fictional history, and historical reality. Rethinking History. The Journal of Theory and Practice, 9, 2-3, 147-157.
Williams, R. (1981). Culture. London: Fontana Paperbacks.
Young, R. J. C. (1995). Colonial desire. Hybridity in theory, culture and race. London: Routledge.