Literatura e Cultura Americanas
1
2023-2024
03021894
Cultura/Literatura
Português
Inglês
Presencial
30.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que o/a doutorando/a possua bons conhecimentos de inglês (nível B2, no mínimo) para um domínio conveniente da bibliografia primária e crítica.
Métodos de Ensino
As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais do/da doutorando/a, que contribuirão para o desenvolvimento de capacidades de análise, argumentação, diálogo e exposição em público. O ensaio final será sobre um tema enquadrado no seminário e previamente acordado com o/a docente e deverá revelar capacidade de pesquisa bibliográfica relevante e competência para organizar e expor ideias com sofisticação e espírito crítico.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário pretende que o/as aluno/as:
- Desenvolvam uma consciência crítica em relação aos lugar e papel dos EUA no passado e no mundo contemporâneo.
- Se familiarizem com os debates teóricos atuais e, especificamente, com o enquadramento teórico dos Estudos Americanos.
- Aprofundem a capacidade de análise crítica e questionadora dos materiais selecionados e do(s) tema(s) proposto(s).
- Reforcem as suas capacidades de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.
Estágio(s)
NãoPrograma
O seminário visa, primeiramente, familiarizar o/a doutorando/a com os debates e as teorias contemporâneos mais relevantes dos Estudos Americanos, de forma a congregar reflexões teóricas e críticas que ajudem a entender a «nação mais poderosa do planeta» nas suas contradições internas e nas relações complexas que desenvolveu no plano internacional. Num segundo momento, será definido um foco de análise, no âmbito da literatura e da cultura dos EUA e com ênfase nos sécs. XIX-XXI, que permita aplicar as reflexões teóricas críticas já desenvolvidas. Conforme a edição, poderão abordar-se textos literários, filmes, fotografia, pintura e ensaística.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Burgett, B., & G. Hendler (2020). Keywords for American Cultural Studies. NYUP: NY.
Castronovo, R., & et al. (2009) (Eds.). States of emergency. The object of American Studies. North Carolina: U of North Carolina P.
Churchwell, S. (2018). Behold America. A history of America first and the American dream. Bloomsbury.
Fletcher, A. (2004). A new theory of American literature. Democracy, the environment, and the future of imagination. Harvard UP.
Kessler-Harris, A. (2001). The pursuit of equity. Women, men, and the quest for economic citizenship. Oxford UP.
Layne, C., & et al. (2007). American Empire. A debate. Routledge.
Lepore, l. (2019). This America. The case for the nation. Liveright.
Leyda, J. (2016). American mobilities. Geographies of class, race, and gender in US culture. Transcript Verlag.
Miller, D. (2018). This radical land. A natural history of American Dissent. U Chicago P.
Morrison, T. (2019). Mouth full of blood. Essays, speeches, meditations. NY: Penguin.