Temas de Literatura Grega Antiga
1
2022-2023
03021850
Literatura Grega
Português
Inglês
B-learning
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O seminário funcionará em regime de avaliação contínua. A avaliação final resultará dos seguintes elementos:
a) Intervenções colhidas nas sessões à distância, através do recurso a uma plataforma de e-learning;
b) Participação nas discussões e apresentação de pequenos trabalhos nas sessões presenciais;
c) Realização de um trabalho final escrito, com a respetiva defesa oral, realizado sob orientação direta de um dos docentes.
Resultados de Aprendizagem
O programa proposto pretende levar ao desenvolvimento das seguintes competências nos alunos:
- Reconhecer as especificidades dos géneros literários abordados.
- Estimular uma leitura qualificada e ampla dos textos em análise.
- Ser capaz de analisar os textos antigos à luz da crítica histórico-literária moderna.
- Compreender e refletir sobre o papel estruturante de temáticas ético-políticas, sociais, estéticas e culturais das fontes estudadas.
- Possuir autonomia na avaliação dos testemunhos culturais estudados e ser capaz de obter resultados comparativos de relevo para a realidade cultural contemporânea.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A (des)construção da figura do herói: da poesia dramática à prosa historiográfica
1.1. A poética de Aristóteles: a teorização do trágico.
1.2. Heróis individuais:
a) Ascensão e queda de governantes gregos e bárbaros:
b) Predestinação e cegueira trágica: Rei Édipo de Sófocles / Creso, Ciro e Cípselo das Histórias de Heródoto.
c) O confronto cultural: Xerxes esquiliano e herodotiano.
1.3. Heróis coletivos: as hostes anónimas de guerreiros na tragédia euripidiana e nos confrontos militares das Histórias.
2. Poesia como veículo explícito e ímplicito de teorização poética
2.1. A manipulação da paródia para efeitos de crítica literária nas Tesmofórias de Aristófanes.
2.2. Estéticas em confronto nas Rãs de Aristófanes.
2.3. A adoção do vocabulário crítico de Aristófanes em Alexandria: a poesia de Calímaco e sua projeção na literatura helenística.
Docente(s) responsável(eis)
Carmen Isabel Leal Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
BAKKER, E. J., JONG, I. J. F. de, WEES, H. van (eds.) (2000), Brill’s Companion to Herodotus. Brill, Leiden, Boston, Koln.
GREGORY, J., ed. (2008), A Companion to Greek Tragedy. New Jersey.
HEATH, M. (1987), The Poetics of Greek Tragedy, London.
MARKANTONATOS, A. (2012), Brill’s Companion to Sophocles. Leiden-Boston.
SILVA, M. F. (2005), Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu. Coimbra.
SOARES, C. (2003), A morte em Heródoto. Valores universais e particularismos étnicos. Lisboa.
AUSTIN. C. & OLSON, D. (2004), Aristophanes, Thesmophoriazusae, Oxford University Press.
GRIFFITH, M. (2013), Artistophanes' Frogs, Oxford University Press.
FANTUZZI, M. & HUNTER, R. (2004), Tradition and Innovation in Hellenistic Poetry, Cambridge University Press.
LOURENÇO, F. (2020), Poesia Grega de Hesíodo a Teócrito, Lisboa, Quetzal.
SILVA, M.F. (1987), Crítica do Teatro na Comédia Antiga, Coimbra, INIC.