Temas de Literatura Grega Antiga

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021850
Área Científica
Literatura Grega
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O seminário funcionará em regime de avaliação contínua. A avaliação final resultará dos seguintes elementos:

a) Intervenções colhidas nas sessões à distância, através do recurso a uma plataforma de e-learning;

b) Participação nas discussões e apresentação de pequenos trabalhos nas sessões presenciais;

c) Realização de um trabalho final escrito, com a respetiva defesa oral, realizado sob orientação direta de um dos docentes.

Resultados de Aprendizagem

O programa proposto pretende levar ao desenvolvimento das seguintes competências nos alunos:

- Reconhecer as especificidades dos géneros literários abordados.

- Estimular uma leitura qualificada e ampla dos textos em análise.

- Ser capaz de analisar os textos antigos à luz da crítica histórico-literária moderna.

- Compreender e refletir sobre o papel estruturante de temáticas ético-políticas, sociais, estéticas e culturais das fontes estudadas.

- Possuir autonomia na avaliação dos testemunhos culturais estudados e ser capaz de obter resultados comparativos de relevo para a realidade cultural contemporânea.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A (des)construção da figura do herói: da poesia dramática à prosa historiográfica

1.1. A poética de Aristóteles: a teorização do trágico.

1.2.      Heróis individuais:

a) Ascensão e queda de governantes gregos e bárbaros:

b) Predestinação e cegueira trágica: Rei Édipo de Sófocles / Creso, Ciro e Cípselo das Histórias de Heródoto.

c) O confronto cultural: Xerxes esquiliano e herodotiano.

1.3.      Heróis coletivos: as hostes anónimas de guerreiros na tragédia euripidiana e nos confrontos militares das Histórias. 

2. Poesia como veículo explícito e ímplicito de teorização poética

2.1. A manipulação da paródia para efeitos de crítica literária nas Tesmofórias de Aristófanes.

2.2. Estéticas em confronto nas Rãs de Aristófanes.

2.3. A adoção do vocabulário crítico de Aristófanes em Alexandria: a poesia de Calímaco e sua projeção na literatura helenística.

Docente(s) responsável(eis)

Carmen Isabel Leal Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

BAKKER, E. J., JONG, I. J. F. de, WEES, H. van (eds.) (2000), Brill’s Companion to Herodotus. Brill, Leiden, Boston, Koln.

GREGORY, J., ed. (2008), A Companion to Greek Tragedy. New Jersey.

HEATH, M. (1987), The Poetics of Greek Tragedy, London.

MARKANTONATOS, A. (2012), Brill’s Companion to Sophocles. Leiden-Boston.

SILVA, M. F. (2005), Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu. Coimbra.

SOARES, C. (2003), A morte em Heródoto. Valores universais e particularismos étnicos. Lisboa.

 

AUSTIN. C. & OLSON, D. (2004), Aristophanes, Thesmophoriazusae, Oxford University Press.

GRIFFITH, M. (2013), Artistophanes' Frogs, Oxford University Press.

FANTUZZI, M. & HUNTER, R. (2004), Tradition and Innovation in Hellenistic Poetry, Cambridge University Press.

LOURENÇO, F. (2020), Poesia Grega de Hesíodo a Teócrito, Lisboa, Quetzal.

SILVA, M.F. (1987), Crítica do Teatro na Comédia Antiga, Coimbra, INIC.