Historiografia Clássica
1
2024-2025
02044398
Literatura
Português
Inglês
B-learning
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os tópicos serão propostos pelos docentes, através da sua contextualização e comentário de fontes.
Os alunos serão chamados a participar activamente na reflexão sobre os temas do programa, sobretudo através da pesquisa individual, tendo como finalidade a redação e apresentação de ensaios.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as origens e o desenvolvimento do discurso historiográfico grego.
Ser capaz de inserir o discurso histórico de Heródoto no contexto histórico e intelectual da sua produção.
Identificar a pluralidade de discursos presentes nas Histórias de Heródoto.
Compreender a receção da historiografia herodoteana na Antiguidade e na Época dos Descobrimentos.
Conhecer o processo de desenvolvimento da historiografia romana, bem como o contexto político e cultural da produção do discurso histórico no final da República
Compreender os motivos do aparecimento do discurso biográfico e autobiográfico de políticos em Roma e os seus objetivos.
Compreender, através da análises das fontes, o processo de criação da historiografia imperial e as razões do desenvolvimento das biografias de imperadores e outros políticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Histórias de Heródoto: uma historiografia holística e universal
1.1. Introdução: origens do pensamento e discurso historiográfico no Mundo Grego
1.2. Heródoto e o seu tempo: contexto histórico e intelectual de produção do discurso historiográfico
1.3. Investigação (historia) e metodologia (meta-historia) historiográfica
1.4. Pluralidade de discursos na historiografia das Histórias: discurso étnico, dietético, dramático e científico.
1.5. A receção da historiografia herodotiana: na Antiguidade (Tucídides) e na Época dos Descobrimentos.
2. Desenvolvimento de uma historiografia romana
2.1. Dos Annales dos pontífices à historiografia republicana em grego e em latim
2.2. Historiografia do final da República. Retroprojeção e discurso moralizante
2.3. O aparecimento de biografia e autobiografia: comentarii de vita sua, res gestae
2.4. Escrevendo a história do império: historiografia imperial e biografia de imperadores e outras figuras de vulto.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Bakker, E.J., et alii (eds.) (2000), Brill’s Companion to Herodotus. Leiden.
Brandão, J. L. (2009), Suetónio e os Césares. Teatro e moralidade nas vidas suetonianas. Coimbra.
Brandão, J. L., Oliveira, F. (2020), História da Roma Antiga. Vol. II. Império e Romanidade Hispânica. Coimbra.
Dewald, C., Marincola, J. (eds.) (2006), Cambridge Companion to Herodotus. Cambridge.
Dominik, W. J. et al. (eds.), (2009), Writing politics in imperial Rome. Leiden-Boston.
Figueira, T., Soares, C. (eds.) (2020), Ethnicity and Identity in Herodotus. London.
Marasco, G., (ed.) (2011), Political autobiography and memoirs in Antiquity. Leiden-Boston.
Schulz, V. (2019), Deconstructing Imperial Representation. Leiden-Boston.
Soares, C. (2003), A morte em Heródoto. Valores universais e particularismos étnicos. Lisboa.
Thomas, R. (2000), Herodotus in Context: Ethnography, Science and the art of Persuasion. Cambridge.
Walsh, P. G. (1996 reimp), Livy: his historical aims and methods. Bristol.