Sociedade e Educação Inclusiva

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02044387
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo de enquadramento teórico e socio-histórico; análise e reflexão crítica fundamentada de materiais escritos ou audiovisuais; trabalhos de pesquisa em grupo ou individuais; apresentação e discussão de trabalhos. 

Resultados de Aprendizagem

No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

Relacionar a educação com características de sociedades de diferentes tempos e culturas.

Compreender o sentido da modernidade e a relação com a evolução da educação contemporânea.

Compreender perspetivas de Humanidade, Desenvolvimento e Educação na segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI

Conhecer as implicações para a inclusão social da Carta Internacional de Direitos Humanos e de outros tratados internacionais reforçando os direitos humanos.

Caracterizar as diversidades relacionadas à educação.

Compreender a evolução da Educação Especial e da Educação Inclusiva nos contextos nacional e internacional.

Conhecer o quadro legal da educação inclusiva em Portugal.

Desenvolver pensamento crítico sobre o funcionamento das escolas em Portugal e as funções dos professores de Educação Especial.

Refletir sobre os desafios e as oportunidades da inclusão para a efetivação da educação para todos. 

Estágio(s)

Não

Programa

Condições materiais e culturais das sociedades pré-modernas e exclusão social

Construção da modernidade e dinâmicas de segregação.

A evolução da Psicologia e da Pedagogia contemporânea.

O desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea.

Alcançando a compreensão das diversidades

Carta Internacional de Direitos Humanos e de outros tratados internacionais reforçando os direitos humanos e a inclusão social.

A deficiência e a evolução da Educação Especial: da segregação à integração.

Fundamentos e desafios da educação inclusiva.

Disposições legais da educação inclusiva em Portugal.

Educação inclusiva nas escolas e na comunidade.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Ferreira, António Gomes. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação Em Questão, 40(26).

Palmeirão, Cristina & Alves, Jose Martins. (coord.). (2017). Construir a autonomia e a flexibilização curricular: Os desafios da escola e dos professores. Porto: Universidade Católica Editora.

Pinto, Paula Campo & Neca, Patrícia (2020). Pessoas com deficiência em Portugal: Indicadores de Direitos Humanos 2018. Universidade de Lisboa, ISCSP.

Sousa, Jerónimo (coord.). (2015). Avaliação das Políticas Públicas – Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos Centros de Recursos para a Inclusão. DGE/DSEEAS

UNESCO. (2015). Embracing Diversity: Toolkit for creating inclusive, learning-friendly environments. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/ 137522e.pdf.

UNESCO. 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris, UNESCO.