Projetos em Educação Especial e Inclusiva

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044365
Área Científica
Educação Especial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham realizado a unidade curricular de Métodos e Recursos em Educação Especial. Os estudantes devem possuir nível B1 em Inglês e Castelhano.

Métodos de Ensino

A unidade curricular privilegia os métodos activo e demonstrativo, embora sejam utilizados métodos e estratégias de ensino diversificados. Os estudantes aplicarão os conceitos, modelos e mecanismos de gestão ao desenvolvimento de projetos através de: (i) análise de projetos de investigação e de intervenção realizados segundo referenciais e normativos distintos e de (ii) desenvolvimento de uma proposta de projeto original e inovadora em Educação Especial e/ou Educação Inclusiva. 

Resultados de Aprendizagem

- Compreender os referenciais, modelos e abordagens mobilizados por diversos organismos (inter)nacionais no âmbito da criação, implementação e monitoramento/avaliação de projetos nos âmbitos da Educação Especial e da Educação Inclusiva

- Identificar as prioridades e/ou necessidades emergentes prioritárias constantes das políticas, dos normativos legais e/ou de outros documentos que regulam a viabilização de projetos (e.g., atribuição de financiamento, estabelecimento de parcerias para execução)

- Articular de forma eficiente os processos de gestão de projetos e as etapas do ciclo de vida de um projeto em Educação Especial e/ou em Educação Inclusiva

- Desenvolver e implementar projetos de investigação e de intervenção em Educação Especial e/ou em Educação Inclusiva, de forma independente e/ou em parceria

- Desenvolver e implementar projetos de investigação e de intervenção considerando diversos públicos, finalidades, metodologias, recursos e/ou contexto

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos-chave e sua operacionalização segundo modelos conceptuais e de ação diversos

1.1 Projeto e suas componentes; metodologia de projeto; referenciais conceptuais e referenciais de ação entidades proponentes, financiadoras e reguladoras

1.2 O projeto enquanto forma diferenciada de conceptualização e de ação em Ed. Especial e Ed. Inclusiva

1.3 Fases de desenvolvimento de um projeto (segundo a metodologia de projeto)

2. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos

2.1 Comunalidades e especificidades em planeamento estratégico e planeamento operacional

2.2 Ciclo de vida de projeto, ciclo de gestão de projetos e a sua interdependência com a vida e dinâmicas das organizações

3.2 Organização, liderança(s) e colaboração na criação, implementação e monitoramento/avaliação de projetos

3.3 Papéis, responsabilidades e competências de organismos, profissionais, voluntários, beneficiários, outros agentes

4. Viabilização de projetos: financiamento, execução, comunicação.

Docente(s) responsável(eis)

Francisco Luis Baptista de Sá Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Projecto: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bredillet, C., Tywoniak, S., & Dwivedula, R. (2015). What is a good project manager? An Aristotelian perspective. International Journal of Project Management, 33(2), 254-266.

European Union (2021). Research and innovation. Retrieved 20-07-2019 at https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=6434.

Jalal, M. P., & Koosha, S. M. (2015). Identifying organizational variables affecting project management office characteristics and analyzing their correlations in the Iranian project-oriented organizations of the construction industry. International Journal of Project Management, 33(2), 458-466.

Serrano, G. (2008). Elaboração de Projetos Sociais Casos Práticos. Porto: Porto Editora

Turner, J. R. (2009). The handbook of project based management (3rd ed.). London: McGraw-Hill

WMO (2016). Project management guidelines and handbook. Retrieved 20-07-2019 at https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=6434.