Projetos em Educação Especial e Inclusiva
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2022-2023
02044365
Educação Especial
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado a unidade curricular de Métodos e Recursos em Educação Especial. Os estudantes devem possuir nível B1 em Inglês e Castelhano.
Métodos de Ensino
A unidade curricular privilegia os métodos activo e demonstrativo, embora sejam utilizados métodos e estratégias de ensino diversificados. Os estudantes aplicarão os conceitos, modelos e mecanismos de gestão ao desenvolvimento de projetos através de: (i) análise de projetos de investigação e de intervenção realizados segundo referenciais e normativos distintos e de (ii) desenvolvimento de uma proposta de projeto original e inovadora em Educação Especial e/ou Educação Inclusiva.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender os referenciais, modelos e abordagens mobilizados por diversos organismos (inter)nacionais no âmbito da criação, implementação e monitoramento/avaliação de projetos nos âmbitos da Educação Especial e da Educação Inclusiva
- Identificar as prioridades e/ou necessidades emergentes prioritárias constantes das políticas, dos normativos legais e/ou de outros documentos que regulam a viabilização de projetos (e.g., atribuição de financiamento, estabelecimento de parcerias para execução)
- Articular de forma eficiente os processos de gestão de projetos e as etapas do ciclo de vida de um projeto em Educação Especial e/ou em Educação Inclusiva
- Desenvolver e implementar projetos de investigação e de intervenção em Educação Especial e/ou em Educação Inclusiva, de forma independente e/ou em parceria
- Desenvolver e implementar projetos de investigação e de intervenção considerando diversos públicos, finalidades, metodologias, recursos e/ou contexto
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos-chave e sua operacionalização segundo modelos conceptuais e de ação diversos
1.1 Projeto e suas componentes; metodologia de projeto; referenciais conceptuais e referenciais de ação entidades proponentes, financiadoras e reguladoras
1.2 O projeto enquanto forma diferenciada de conceptualização e de ação em Ed. Especial e Ed. Inclusiva
1.3 Fases de desenvolvimento de um projeto (segundo a metodologia de projeto)
2. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projetos
2.1 Comunalidades e especificidades em planeamento estratégico e planeamento operacional
2.2 Ciclo de vida de projeto, ciclo de gestão de projetos e a sua interdependência com a vida e dinâmicas das organizações
3.2 Organização, liderança(s) e colaboração na criação, implementação e monitoramento/avaliação de projetos
3.3 Papéis, responsabilidades e competências de organismos, profissionais, voluntários, beneficiários, outros agentes
4. Viabilização de projetos: financiamento, execução, comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
Francisco Luis Baptista de Sá Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação continua
Projecto: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Bredillet, C., Tywoniak, S., & Dwivedula, R. (2015). What is a good project manager? An Aristotelian perspective. International Journal of Project Management, 33(2), 254-266.
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Serrano, G. (2008). Elaboração de Projetos Sociais Casos Práticos. Porto: Porto Editora
Turner, J. R. (2009). The handbook of project based management (3rd ed.). London: McGraw-Hill
WMO (2016). Project management guidelines and handbook. Retrieved 20-07-2019 at https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=6434.