Perturbações do Neurodesenvolvimento
1
2022-2023
02044359
Educação Especial
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de vídeos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
1) Referenciar a área, delimitando-a e proporcionado uma visão ampla e integrada da mesma;
2) Ensinar características das Dificuldades Intelectuais, das Perturbações do Espetro do Autismo, da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e da Paralisia Cerebral.
3) Reconhecer a diversidade de cada uma das Perturbações do Neurodesenvolvimento;
4) Identificar e implementar intervenções educativas em diferentes contextos e ao longo da vida.
Competências a desenvolver:
- Competências de identificação e avaliação nas Perturbações do Neurodesenvolvimento;
- Competências de elaboração e implementação de intervenções educativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (e.g., Trissomia 21). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Métodos e estratégias de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.
- Perturturbação do Espetro do Autismo: Delimitação e caracterização do espectro autista. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.
- Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. Estratégias de intervenção e reabilitação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Jordan, R., Roberts, J. M., & Hume, K. (2019). The sage handbook of autism and education. London: Sage.
Maniadaki, K., & Kakouros, E. (2018). The complete guide to ADHD: Nature, diagnosis, and treatment. NewYork: Routledge.
Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.; 2020). Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção. Pactor
Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.
Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.
Volkmar, F. R., Rogers, S. J., Paul, R., & Pelphrey, K. A. (2014). Handbook of autism and pervasive developmental disorders. Vol. 2. Assessment, interventions and policy. New Jersey: Wiley.
Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.