Perturbações do Neurodesenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044359
Área Científica
Educação Especial
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de vídeos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

1) Referenciar a área, delimitando-a e proporcionado uma visão ampla e integrada da mesma;

2) Ensinar características das Dificuldades Intelectuais, das Perturbações do Espetro do Autismo, da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e da Paralisia Cerebral.

3) Reconhecer a diversidade de cada uma das Perturbações do Neurodesenvolvimento;

4) Identificar e implementar  intervenções educativas em diferentes contextos e ao longo da vida.

Competências a desenvolver:

- Competências de identificação e avaliação nas Perturbações do Neurodesenvolvimento;

- Competências de elaboração e implementação de intervenções educativas.

Estágio(s)

Não

Programa

- Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (e.g., Trissomia 21). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Métodos e estratégias de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.

- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.

- Perturturbação do Espetro do Autismo: Delimitação e caracterização do espectro autista. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.

- Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. Estratégias de intervenção e reabilitação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Jordan, R., Roberts, J. M., & Hume, K. (2019). The sage handbook of autism and education. London: Sage.

Maniadaki, K., & Kakouros, E. (2018). The complete guide to ADHD: Nature, diagnosis, and treatment. NewYork: Routledge.

Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.; 2020). Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção. Pactor

Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.

Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.

Volkmar, F. R., Rogers, S. J., Paul, R., & Pelphrey, K. A. (2014). Handbook of autism and pervasive developmental disorders. Vol. 2. Assessment, interventions and policy. New Jersey: Wiley.

Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.