Metodologias de Investigação Científica
1
2023-2024
02044324
Metodologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de metodologia da investigação científica e de análise quantitativa e qualitativa de dados obtidos no 1º ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Método expositivo de conteúdos, intercalado com técnicas pedagógicas ativas, para aplicação de conhecimentos. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos. Discussões em grupo sobre decisões metodológicas em estudos concretos na área do mestrado. Recurso a exemplo de dissertações/relatórios de estágio já elaborados, com metodologias de investigação e técnicas de recolha/análise distintas. Exercícios de recolha e análise de dados com software como o SPSS IBM 25 e o MaxQDA (disponíveis na FPCEUC). Debate sobre os desafios da escrita científica.
Resultados de Aprendizagem
-Promover o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, através da análise crítica de problemas que constituem o objecto de estudo das ciências sociais e humanas.
-Debater vantagens e limites das várias estratégias de investigação, em função de temas concretos.
-Formar competências para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação, de natureza quantitativa, qualitativa, ou ainda mista.
-Aprofundar conhecimentos sobre técnicas de recolha de dados de natureza diversa
-Desenvolver competências de análise estatística descritiva e inferencial de dados numéricos
-Aprender a interpretar informação semântica
-Habilitar para a leitura crítica da literatura científica
-Desenvolver competências de redação de um trabalho científico, incluindo normas
-Fomentar a tomada de consciência sobre o valor da comunicação em ciência
-Refletir sobre a responsabilidade social da ciência para a intervenção em contextos diversos
-Promover a reflexão sobre a ética na investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A. Características da investigação científica em ciências sociais e humanas: paradigmas, pressupostos e princípios éticos
B. Estudos quantitativos
-A formulação de problemas e de hipóteses
-Técnicas estruturadas de recolha de dados e indicadores psicométricos
-Planos quantitativos de investigação: experimentais e não experimentais
-Amostras probabilísticas e não probabilísticas
-Problemas de validade interna e externa dos estudos quantitativos
-Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla, etc.
C. Estudos qualitativos
-Temas de partida e hipóteses emergentes
-O processo cíclico de pesquisa
-O papel do investigador/participante
-Tipo de técnicas comuns de recolha e de análise de dados
-Credibilidade do conhecimento: validade e fidelidade
-Regras gerais para a organização de um relatório científico
D. Métodos mistos
- Tipos, possibilidades e desafios.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Ferraz Festas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral do tema escolhido para o trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Amado, J. (Org.). (2017). Manual de Investigação Qualitativa em Educação (3ªed.). Coimbra: Imp. da UC.
Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rineh. and Winston, Inc.
Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. NY: Pergamon Press.
Field, A. (2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.
Fraenkel, J. R & Wallen, N. E. (2003). How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Mills, J. & Birks, M. (Eds.) (2014). Qualitative Methodology: a practical guide. London: Sage Publications.
Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação cientifica de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII(2), 89-116.
Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra, 28-37.