Metodologias de Investigação Científica

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02044324
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de metodologia da investigação científica e de análise quantitativa e qualitativa de dados obtidos no 1º ciclo de estudos. 

Métodos de Ensino

Método expositivo de conteúdos, intercalado com técnicas pedagógicas ativas, para aplicação de conhecimentos. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos. Discussões em grupo sobre decisões metodológicas em estudos concretos na área do mestrado. Recurso a exemplo de dissertações/relatórios de estágio já elaborados, com metodologias de investigação e técnicas de recolha/análise distintas. Exercícios de recolha e análise de dados com software como o SPSS IBM 25 e o MaxQDA (disponíveis na FPCEUC). Debate sobre os desafios da escrita científica.

Resultados de Aprendizagem

-Promover o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, através da análise crítica de problemas que constituem o objecto de estudo das ciências sociais e humanas.

-Debater vantagens e limites das várias estratégias de investigação, em função de temas concretos.

-Formar competências para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação, de natureza quantitativa, qualitativa, ou ainda mista.

-Aprofundar conhecimentos sobre técnicas de recolha de dados de natureza diversa

-Desenvolver competências de análise estatística descritiva e inferencial de dados numéricos

-Aprender a interpretar informação semântica

-Habilitar para a leitura crítica da literatura científica

-Desenvolver competências de redação de um trabalho científico, incluindo normas

-Fomentar a tomada de consciência sobre o valor da comunicação em ciência

-Refletir sobre a responsabilidade social da ciência para a intervenção em contextos diversos

-Promover a reflexão sobre a ética na investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Características da investigação científica em ciências sociais e humanas: paradigmas, pressupostos e princípios éticos

B. Estudos quantitativos

-A formulação de problemas e de hipóteses

-Técnicas estruturadas de recolha de dados e indicadores psicométricos

-Planos quantitativos de investigação: experimentais e não experimentais

-Amostras probabilísticas e não probabilísticas

-Problemas de validade interna e externa dos estudos quantitativos

-Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla, etc.

C. Estudos qualitativos

-Temas de partida e hipóteses emergentes

-O processo cíclico de pesquisa

-O papel do investigador/participante

-Tipo de técnicas comuns de recolha e de análise de dados

-Credibilidade do conhecimento: validade e fidelidade

-Regras gerais para a organização de um relatório científico

D. Métodos mistos

- Tipos, possibilidades e desafios.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral do tema escolhido para o trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2017). Manual de Investigação Qualitativa em Educação (3ªed.). Coimbra: Imp. da UC.

Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rineh. and Winston, Inc.

Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. NY: Pergamon Press.

Field, A. (2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.

Fraenkel, J. R & Wallen, N. E. (2003). How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hill.

Mills, J. & Birks, M. (Eds.) (2014). Qualitative Methodology: a practical guide. London: Sage Publications.

Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação cientifica de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII(2), 89-116.

Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra, 28-37.