Programas de Intervenção em Educação Especial e Inclusiva
2
2022-2023
02044313
Educação Especial
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado a unidade curricular de Métodos e Recursos em Educação Especial.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Metodologias ativas com base na análise de problemas (casos práticos), alguns dos quais retirados da prática profissional e que serão trabalhados em pequenos grupos.
Resultados de Aprendizagem
A uc tem como objetivo fundamental a consolidação de competências integradas de intervenção nos domínios da EE e da EI. Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam a capacidade de:
- identificar com detalhe e rigor as variáveis que deverão ser considerados na análise da casuística de alunos que necessitem da implementação de medidas seletivas e/ou adicionais, tendo como referência as características individuais e os fatores ambientais;
- realizar uma revisão crítica da literatura da especialidade que lhes permitirá recolher a informação necessária à análise, planificação, monitorização e avaliação da eficácia da intervenção;
- identificar os objetivos gerais e específicos da intervenção;
- identificar as estratégias/métodologias mais adequadas para responder aos objetivos identificados e que deverão respeitar o(s) quadro(s) teórico(s) selecionados a partir da revisão da literatura;
-planear detalhadamente a intervenção;
-apresentar e defender a proposta;
-implementar a proposta.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Os conteúdos programáticos são definidos anualmente em função (i) dos interesses dos/as alunos/as e de (ii) problemas observados na prática profissional, que facultam uma experiência de imersão na resolução de problemáticas complexas de intervenção conduzidas por uma equipa transdisciplinar;
- São ainda abordadas questões éticas e deontológicas associadas ao trabalho de intervenção, que permitam aos alunos pautarem a sua conduta vinculdos aos princípios de integridade ética;
No entanto, num primeiro módulo há conteúdos fixos que se enquadram dentro de um modelo de atendimento à diversidade:
- fundamentos teóricos da organização curricular no domínio da Educação Especial e da Educação Inclusiva;
- princípios gerais de identificação e implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- desenvolvimento do Programa Educativo Individual;
- o Plano Individual de transição.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Projecto: 80.0%
Bibliografia
- Dochy, F., Segers, M., Van den Bossche, P., & Gijbels, D. (2003). Effects of problem-based learning: A meta-analysis. Learning and Instruction, 13(5), 533–568
- Farrell, M. (2012). Educating special children: an introduction to provision puplis with disabilities and disorders (2nd ed). David Fulton.
- Friend, M., & Bursuck, W. D. (2015). Including students with special needs. A practical guide for classroom teachers. Pearson
-Kauffman, J., Hallahan, D., & Pullen, P. (2017). Handbook of special education. Routledge.
-Moura, O. Pereira, M., & Simões, M. (2018).Dislexia: Teoria, avaliação e intervenção. Pactor.
- Pereira, F., Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., (…) & Fernandes, R. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. ME/DGE.
- Quigney, T. A., & Studer, J. R. (2016). Working with students with disabilities. A guide for school counselors. Routledge.