Cidadania, Inclusão e Participação Comunitária

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02044275
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Participação em seminários temáticos. Debates em grupo com simulações através de técnicas ativas, como a linhas de valores, o painel com perspetivas divergentes, o 'science slam', etc. Análise de instrumentos de política nacional e internacional, em vigor. Discussão crítica de casos reais e contemporâneos. Análise de decisões júridicas ou outras em casos particulares. Reflexão sobre o papel da ciência na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, através da análise do potencial de transferência do conhecimento científico para a intervenção concreta com pessoas e grupos. 

Resultados de Aprendizagem

-Compreender a diferença como modo de afirmação humana.

-Aplicar os modos de relação dignificadora da diferença.

-Realçar a natureza multidimensional do conceito de cidadania, nas suas diversas vertentes.

-Refletir sobre as fragilidades da cidadania de pessoas e grupos, derivadas de estereótipos e preconconceitos associados a diversos referentes identitários.

-Analisar os efeitos negativos, para a vida individual e social, da iliteracia cívica e cultural da população.

-Discutir temas de cidadania, partindo da análise de instrumentos de política nacional e internacional e de casos reais.

-Refletir sobre o potencial da educação em contextos formais e não formais de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania activa, numa sociedade democrática, promovendo a inclusão social e a participação comunitária

-Aprender a delinear ações e programas de intervenção destinados a públicos diversos, para o debate de temas de cidadania, capacitando profissionais diversos com um foco educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

- A cidadania como conceito multidisciplinar, que envolve dimensões individuais, interpessoais e planetárias.

- Principais fragilidades da cidadania na população em diferentes idades: potenciais causas e consequências.

- Educação, género e cidadania: possibilidades de intervenção em contextos formais e não formais.

- Racismo, idadismo, xenofia, homofobia e discursos de ódio: o potencial emancipatório da educação crítica na eliminação das diversas formas de discriminação e de preconceito.

- Identidade individual e coletiva, sentido de pertença e inclusão social: empoderamento e participação cívica e política na vida cidadã em todas as idades.

- Instrumentos de política nacional e internacional, emanados de entidades portuguesas e supranacionais com as quais Portugal assumiu compromissos, e respetivas recomendações.

- Discussão de temáticas específicas da unidade curricular, sempre orientadas por especialistas convidados, provenientes de áreas particulares (7/8 por semestre).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral individual de uma temática no âmbito da cidadania: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Antunes, F. (Org.)(2019). Rumar contra as desigualdades em educação. Práticas, vozes, percursos. Húmus.

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Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira C. C. (Eds.)(2015). Private World(s). Gender and Informal Learning of Adults. Sense.

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