Revisão Sistemática da Literatura

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044269
Área Científica
Metodologias de Investigação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

 

O curso de Revisão Sistemática (RS) tem uma carga horária de 54 horas que funcionarão num regime totalmente à distância. Encontra-se estruturado em 6 módulos, proporcionando um conhecimento sequencial das etapas de realização de uma RS. A comunicação será, preferencialmente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário, de acordo com os limites temporais (início e final de curso) estabelecidos. Não obstante, poderá ser proposta a realização de momentos síncronos, não obrigatórios, para esclarecimento de dúvidas e interação com o grupo.

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do curso, através da realização de atividades de aplicação e consolidação, que terão um peso determinado pelo volume de trabalho exigido e especificado numa matriz de atividades, e cuja classificação contribuirá para a avaliação sumativa. A aprovação no curso depende da obtenção de um mínimo de 10 valores de classificação final, numa escala de 0-20.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos centram-se no aprofundamento das questões metodológicas associadas à realização de uma Revisão Sistemática (RS), nomeadamente: (1) definição da questão de investigação; (2) identificação, avaliação e extração dos resultados dos estudos a incluir na RS; (3) avaliação da qualidade da RS.

Pretende-se que os estudantes: (1) dominem os diferentes tipos de revisão da literatura existentes; (2) sejam capazes de formular uma questão de investigação que permita o desenvolvimento de uma RS; (3) conheçam diferentes bases de dados eletrónicas para realização das pesquisas; (4) dominem a utilização dos operadores boleanos e caracteres curinga; (5) sejam capazes de utilizar um gestor de referências bibliográficas; (6) conheçam diferentes escalas de avaliação da qualidade dos artigos (incluindo de RS); (7) dominem diferentes estratégias de síntese dos resultados; (8) apliquem as normas PRISMA para elaboração de RS; (9) elaborem e executem um protocolo de RS.

Estágio(s)

Não

Programa

M1-Introdução à revisão da literatura

- Tipos de revisões da literatura

- Definição da questão de investigação

M2-Definição da estratégia de pesquisa

- Seleção de bases de dados científicas

- Palavras chave e definição da estratégia de pesquisa

- Definição dos critérios de inclusão/exclusão

- Definição dos outcomes a analisar

- Instrumentos para avaliação da qualidade dos artigos

M3-Registo do Protocolo

- Registo do protocolo da revisão sistemática

M4 – Aplicação Prática do Processo de pesquisa, seleção de artigos, extração e síntese dos dados

- Condução da pesquisa em bases de dados e exportação dos artigos para um software de gestão de referências bibliográficas

- Processo de seleção dos artigos

- Avaliação da qualidade metodológica dos artigos

- Extração dos dados e realização de resumo critico

M5-Normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas

- PRISMA statement

M6-Avaliação da qualidade da revisão sistemática

- Avaliação da qualidade da revisão sistemática (Amstar-2)

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do curso: 100.0%

Bibliografia

Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.2 (updated February 2021).

Page M J, McKenzie J E, Bossuyt P M, Boutron I, Hoffmann T C, Mulrow C D et al.(2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews BMJ, 372, 71 doi:10.1136/bmj.n71