Saneamento Básico

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02006418
Área Científica
Hidráulica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em Métodos Numéricos, Métodos Estatísticos, Hidráulica e Hidrologia.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica das matérias, apresentação e discussão de exemplos de aplicação prática, resolução acompanhada de problemas, resolução autónoma (pelos alunos) de um pequeno exemplo de um sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Aulas de orientação para realização do projecto.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos desta unidade curricular são transmitir os conceitos fundamentais da Hidráulica Urbana, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, na sua componente do Ciclo Urbano de Utilização da Água. Assim o objectivo primordial será o da capacitação dos alunos para as tarefas de elaboração de Projectos na área do Saneamento Básico, sua avaliação, análise e discussão técnico-económica, bem como para a exploração de infra-estruturas dos diferentes componentes dos Sistemas de Saneamento Básico.

Estágio(s)

Não

Programa

Necessidades urbanas de água. Estudo de sistemas adutores, reservatórios, sistemas de distribuição, transitórios hidráulicos, simulação dinâmica de sistemas em pressão e de qualidade da água, sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais.

Métodos de Avaliação

Contínua
Projecto: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

SÁ MARQUES, Alfeu; SOUSA, Joaquim, 2011 - HIDRÁULICA URBANA – Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, onze capítulos, dois anexos, 450 páginas, 3ª Edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, Outubro, ISBN 978-989-26-0124-3

DUPONT, A. - Hydraulique Urbaine - Ouvrages de transport, élevation et distribution des eaux, Eyrolles,1977, Paris.

BETÂMIO de ALMEIDA, A. e KOELLE, E. – Fluid Transients in Pipe Networks. Computational Mechanics Publications, Elsevier Applied Science, 1992.

CORREIA, F. N. – Proposta de um método para a determinação de caudais de cheia em pequenas bacias naturais e urbanas, ITH 6, LNEC, Lisboa, Portugal, 1984.

TUCCI, C.E.M., 1998. Modelos hidrológicos. Universidade UFRGS e ABRH, Porto Alegre.

Decreto Regulamentar nº23/95 de 23 de Agosto. Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas, 1995.