Medição de Resultados em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044196
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de melhor compreender o que se entende por sistema de saúde. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é a que resultar da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver o conhecimento e a compreensão a um nível aprofundado sobre a medição em saúde, incluindo a teoria e fundamentos que lhe são subjacentes. Além disto, pretende analisar criticamente medidas em saúde em função da sua adequação, relevância e aplicabilidade no contexto da prática clínica e da investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

- Medição em saúde - Modelo biomédico de saúde. Necessidade e resultados em saúde. Terminologia e definições. Determinantes socias da saúde. Operacionalização de conceitos.

- Estado de saúde e qualidade de vida - Abordagens da Psicologia e da Economia. Descrição e valoração da saúde. Aplicações de questionários em saúde.

- Exemplos de instrumentos de medição - Medidas genéricas. Medidas de utilidade. Medidas específicas. Critérios de escolha de instrumentos de medição.

- Qualidade dos instrumentos de medição - Conceitos e estruturas. Critérios de qualidade.

- Adaptação cultural e linguística - Tradução e validação cultural. Equivalências interculturais. Problemas metodológicos. Criação e modificação de questionários

- RIMAS - repositório de instrumentos de medição e avaliação em saúde.

- Estratégia para obter ganhos e valor em Saúde. Conceito de valor em saúde: ganhos em saúde, experiência dos doentes, desigualdades, externalidades e resultados económicos amplos, valor por dinheiro.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia

- Acquadro C, Conway K, Giroudet C, Mear I. Linguistic validation manual for patient-reported outcomes (PRO) instruments. Lyon, França: MAPI, 2004.

- Donabedian A. Explorations in quality assessment and monitoring. Vol I: The definition of quality and approaches to its assessment. Ann Arbor, MI: Health Administration Press, 1980.

- McDowell I. Measuring health: a guide to rating scales and questionnaires. New York: Oxford University Press, 2006.

- Porter ME, Lee TH. The strategy that will fix health care. Providers must lead the way in making value the overarching goal. Harvard Business Review 2013; 91(10) (October 2013): 50–70.

- Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust. Assessing health status and quality-of-life instruments: attributes and review criteria. Quality of Life Research 2001; 11: 193-205.

- Wilkin D, Halla L, Doggett M-A. Measure of need and outcome for primary health care. Oxford: Oxford University Press, 1994.