Qualidade em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02044132
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular é utilizado um método expositivo com o apoio de meios visuais eletrónicos, o recurso a trabalhos de grupo e a leitura/discussão coletivos. Para facilitar a participação dos estudantes há lugar à discussão de temas e casos práticos.

A avaliação final baseia-se num trabalho de campo e numa prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

Domínio dos conceitos nucleares na área da qualidade em saúde; dotar das competências necessárias para a execução de avaliações de qualidade nas organizações e serviços de saúde; dotar das competências e ferramentas necessárias para a resolução de problemas e promoção de auditorias internas ao nível dos serviços clínicos e das instituições de saúde que integram; incorporação do quadro de conceitos subjacentes à governação clínica e à melhoria contínua da qualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Procede-se à abordagem dos conceitos próprios da qualidade, na perspetiva do desempenho dos serviços e instituições de saúde visando-se dotar os estudantes de competências para, ao seu nível de intervenção profissional, ficarem capacitados para intervirem como “agentes promotores da qualidade”.

- Conceitos básicos de qualidade em saúde.

- Dimensões da Qualidade.

- Melhoria contínua da qualidade.

- Ciclo da Qualidade.

- Apresentação de um modelo para avaliação da qualidade.

- Ferramentas da qualidade.

- A auditoria clínica.

- Governança clínica: gerir num novo paradigma.

Docente(s) responsável(eis)

Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Berwick DM, Nolan TW. Physicians as leaders in improving health care. Annals of Internal Medicine 1998;128(4):289-92.

- Buelow SA, Roland M. Clinical governance: bridging the gap between managerial and clinical approaches to quality of care. Qual Health Care. 1999 Sep;8(3):184–90.

- Davies HTO, Nutley SM. Developing learning organisations in the new NHS. BMJ. 2000 Apr 8; 320(7240):998-1001.

- Evans JR, Lindsay WM. Managing for quality and performance excellence. 8th ed. Mason : South-Western/Cengage Learning, 2011.

- Nelson EC, Splaine ME, Batalden PB, Plume SK. Building measurement and data collection into medical practice. Annals of Internal Medicine 1988;128(6):460-6.

- Nolan TW. Understanding medical systems. Annals of Internal Medicine 1998;128(4):293-8.

- Shaw C. External assessment of health care. BMJ. 2001 Apr 7;322(7290):851–4.

- Spath P. Kelly D. Applying Quality Management in Healthcare: A Systems Approach, Publisher AUPHA/HAP, 2017.