Gestão Estratégica em Saúde
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2022-2023
02044089
Gestão
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia engloba aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais, dinâmicas de grupo, análises de artigos e estudos de caso. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de integrar saberes dos estudantes e situações da atualidade das organizações de saúde.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o estudante deverá: demonstrar conhecimentos sobre o contexto atual das organizações de saúde; dominar os conceitos de gestão estratégica; saber definir um plano estratégico e identificar a envolvente externa e interna; utilizar instrumentos de gestão na análise dos problemas e na tomada de decisão; estar familiarizado com o domínio do diagnóstico e mudança organizacional e políticas e práticas de gestão de pessoas; demonstrar capacidade de sintetizar informação e intervir na gestão da organização a nível estratégico.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Paradigmas teóricos da gestão.
- Estruturas e modelos organizacionais.
- As organizações de saúde - Tipologia de organizações. Reformas na gestão dos serviços de saúde.
- Gestão estratégica - Pensamento e planeamento estratégico. Diagnóstico organizacional interno e externo SWOT. Envolvimento dos stakeholders. Formulação e implementação de estratégias. Missão. Visão. Objetivos. Processo. Metas. Indicadores.
- Tomada de decisão.
- Plano de atividades e orçamento.
- Controlo de gestão operacional e estratégico - Ferramentas de apoio à gestão: BSC, tableaux de bord.
- Mudança organizacional.
- Políticas e práticas da gestão de pessoas - Recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento. Motivação e avaliação de desempenho. Sistemas de envolvimento e comunicação. Promoção interna, segurança no trabalho e contrato psicológico.
- Resultados dos procedimentos de gestão. Empenhamento organizacional, perceção de justiça procedimental e distributiva, satisfação. Cidadania organizacional.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Correia Cruz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
- Journal of Organizational Behavior -- vários números/artigos
- Cinaroglu S. Complexity in healthcare management: Why does Drucker describe healthcare organizations as a doubleheaded monster? International Journal of Healthcare Management. 2016, 9, 1, 11-17.
- Cunha M, Rego A, Cunha R, Cabral-Cardoso C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8.ª Ed., Lisboa: RHEditora, 2016.
- Ferreira M, Proença J. Strategic planning and organizational effectiveness in social service organizations in Portugal. Management 2015, 20(2), 1-1.
- Ginter PM, W. Jack Duncan WJ, Swayne LE. The Strategic Management of Health Care Organizations, 8th Edition, Wiley, 2018.
- Ramos I. Medir para Gerir - O Balanced Scorecard em Hospitais. Edições Sílabo, 2009.
- Santos AJR. Gestão Estratégica. Editora: Escolar Editora, 2008.
- Zuckerman A. Successful Strategic Planning for a Reformed Delivery System. Journal of Healthcare Management 2014, 59(3), 1.