Gestão Estratégica em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044089
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais, dinâmicas de grupo, análises de artigos e estudos de caso. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de integrar saberes dos estudantes e situações da atualidade das organizações de saúde.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o estudante deverá: demonstrar conhecimentos sobre o contexto atual das organizações de saúde; dominar os conceitos de gestão estratégica; saber definir um plano estratégico e identificar a envolvente externa e interna; utilizar instrumentos de gestão na análise dos problemas e na tomada de decisão; estar familiarizado com o domínio do diagnóstico e mudança organizacional e políticas e práticas de gestão de pessoas; demonstrar capacidade de sintetizar informação e intervir na gestão da organização a nível estratégico.

Estágio(s)

Não

Programa

- Paradigmas teóricos da gestão.

- Estruturas e modelos organizacionais.

- As organizações de saúde - Tipologia de organizações. Reformas na gestão dos serviços de saúde.

- Gestão estratégica - Pensamento e planeamento estratégico. Diagnóstico organizacional interno e externo SWOT. Envolvimento dos stakeholders. Formulação e implementação de estratégias. Missão. Visão. Objetivos. Processo. Metas. Indicadores.

- Tomada de decisão.

- Plano de atividades e orçamento.

- Controlo de gestão operacional e estratégico - Ferramentas de apoio à gestão: BSC, tableaux de bord.

- Mudança organizacional.

- Políticas e práticas da gestão de pessoas - Recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento. Motivação e avaliação de desempenho. Sistemas de envolvimento e comunicação. Promoção interna, segurança no trabalho e contrato psicológico.

- Resultados dos procedimentos de gestão. Empenhamento organizacional, perceção de justiça procedimental e distributiva, satisfação. Cidadania organizacional.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

- Journal of Organizational Behavior -- vários números/artigos

- Cinaroglu S. Complexity in healthcare management: Why does Drucker describe healthcare organizations as a doubleheaded monster? International Journal of Healthcare Management. 2016, 9, 1, 11-17.

- Cunha M, Rego A, Cunha R, Cabral-Cardoso C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8.ª Ed., Lisboa: RHEditora, 2016.

- Ferreira M, Proença J. Strategic planning and organizational effectiveness in social service organizations in Portugal. Management 2015, 20(2), 1-1.

- Ginter PM, W. Jack Duncan WJ, Swayne LE. The Strategic Management of Health Care Organizations, 8th Edition, Wiley, 2018.

- Ramos I. Medir para Gerir - O Balanced Scorecard em Hospitais. Edições Sílabo, 2009.

- Santos AJR. Gestão Estratégica. Editora: Escolar Editora, 2008.

- Zuckerman A. Successful Strategic Planning for a Reformed Delivery System. Journal of Healthcare Management 2014, 59(3), 1.