Avaliação Económica em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044078
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Neste curso propõe-se uma metodologia de ensino mista durante o processo de aprendizagem. Em partes específicas do programa será de tipo mais passivo, em que o professor apresenta os assuntos de âmbito teórico, suportados por bibliografia pré-selecionada e noutra parte será mais ativa, onde os estudantes poderão discutir e apresentar os resultados das suas leituras específicas sobre as matérias relacionadas com os tópicos do curso. Um importante objetivo é é de que os alunos sejam capazes de desenhar e desenvolver metodologias de avaliação económica aplicadas a programas ou projetos na saúde.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão ser capazes de desenhar e de desenvolver qualquer um dos métodos de avaliação económica aplicados a programas e a projetos na área da saúde. Deverão também conhecer os problemas específicos relacionados com a aplicação das diferentes metodologias, nomeadamente: os métodos de medida e de valorização dos custos de capital, a distribuição de custos e de benefícios ocorridos em diferentes períodos de tempo, o uso de escalas de qualidade de vida, a estimativa das utilidades no cálculo dos QALYs, a atribuição de valores monetários aos resultados em saúde. Outro dos resultados esperados com a aprendizagem é de que os alunos sejam capazes de efetuar uma avaliação crítica de estudos de avaliação económica, aplicados às decisões no setor da saúde, compreendendo igualmente as suas limitações.

Estágio(s)

Não

Programa

- Introdução - Porque avaliar em saúde? Os fundamentos teóricos da Avaliação Económica (AE) de programas de saúde. Principais métodos e critérios de decisão.

- O Custo da Doença - Importância deste tipo de estudos na Avaliação Económica. Medição e valorização dos custos. Atualização dos custos e outros ajustamentos. Principais problemas metodológicos.

- Análise Custo-Efetividade (ACE) - Princípios básicos da ACE. Medidas de efetividade e fontes de dados. Resultados da ACE e Plano de Custo Efetividade. Principais problemas e limitações.

- Análise Custo-Utilidade (ACU) - Princípios básicos da ACU. Medição da qualidade de vida. Utilidades e QALYs. Principais problemas e limitações.

- Análise Custo Benefício (ACB) - Atribuição de valores monetários aos resultados em saúde. Método da disposição a pagar e os problemas com o seu uso

- Avaliação Critica de Estudos de Avaliação Económica. Limitações das técnicas de avaliação económica no processo de decisão.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Drummond MF, McGuire A. Economic evaluation in health care: merging theory with practice. Oxford: Oxford University Press, 2001.

- Drummond MF, Sculpher MJ, Claxton K, Stoddart GL, Torrance GW. Methods for the economic evaluation of health care programmes. 4rd ed. Oxford: Oxford University Press, 2015.

- Elliott R, Payne K. Essentials of economic evaluation in healthcare. London: Pharmaceutical Press, 2005.

- Pereira J, coord. Farmaeconomia: Princípios e Métodos. Madrid: Wolters Kluwer Health Pharma Solutions España, SA, 2009.

- Silva EA, Pinto GV, Sampaio C. Pereira J. Drummond M. Trindade R. - Orientações metodológicas para estudos de avaliação económica de medicamentos. Lisboa: Ministério da Saúde, Infarmed, 1999.

- Artigos de implementação das várias técnicas de avaliação económica em saúde.